Home » AGORA: CPI que vai investigar Lancellotti é protocolada na Câmara de SP

AGORA: CPI que vai investigar Lancellotti é protocolada na Câmara de SP

por NCTV
0 Comente

O objetivo da CPI é apurar possíveis crimes relacionados à atuação de ONGs que trabalham com a população de rua e dependentes químicos

O vereador Rubinho Nunes (União) deu mais um passo em direção à abertura da CPI das ONGs na Câmara Municipal de São Paulo. Ele protocolou o pedido de investigação, que conta com a quantidade de assinaturas necessárias para seguir adiante. A iniciativa, que já havia sido proposta em janeiro, enfrentou resistência e perdeu apoio de alguns vereadores, mas agora parece ganhar força novamente.

O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é apurar possíveis crimes relacionados à atuação de ONGs que trabalham com a população em situação de rua e dependentes químicos na cidade. O novo texto do pedido recebeu 19 adesões de parlamentares e ganhou destaque ao trazer o Padre Júlio Lancellotti (foto) como alvo principal das investigações.

Supostos crimes de Lancellotti

Segundo informações do Valor Econômico, o vereador alega ter recebido denúncias de crimes sexuais envolvendo o religioso, o que levou a mudanças no escopo da CPI. Vale ressaltar que parte dessas denúncias remonta a acusações antigas, já arquivadas, feitas por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), ao qual Rubinho pertenceu até outubro de 2022.

Embora a proposta enfrente críticas de partidos de esquerda, como PT e PSOL, ela conta com o apoio do presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil).

O novo documento tem como objetivo apurar violações à dignidade da pessoa humana, com foco em crimes contra a liberdade sexual, assédio moral e psicológico, além de abusos similares cometidos contra pessoas em situação de rua, vulnerabilidade e dependência química na cidade de São Paulo.

Agora que o pedido foi protocolado, ele passará por uma análise para verificar se atende aos requisitos necessários para a instauração da CPI. Caso seja aprovado, os trabalhos da comissão poderão começar em breve, com a coleta de depoimentos e investigação dos fatos relatados.

“Suposto fato novo” requer apuração sobre Lancellotti, diz Arquidiocese

No mês passado, a Arquidiocese de São Paulo anunciou que “a divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios e a notícias de um suposto novo abuso sexual envolvendo” o padre Júlio Lancellotti “requereram uma nova investigação da parte da Arquidiocese para a busca da verdade”.

Em nota assinada pelo padre Michelino Roberto, vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, a instituição esclarece ainda que “não houve e não há arquivamento” da denúncia encaminhada sobre Lancellotti pela Presidência da Câmara Municipal de São Paulo.

“Serenidade e paz de espírito”

Na época, Lancelloti divulgou nota na segunda para dizer que recebeu “com serenidade e paz de espírito, a nota da Arquidiocese de São Paulo, publicada na presente data, informando que apura as acusações lançadas nos últimos dias“.

“Esclareço que as imputações surgidas recentemente — assim como aquelas que sobrevieram no passado — são completamente falsas, inverídicas e tenho plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos”, segue sua mensagem.

Segundo o padre, “as acusações estão imbricadas em uma rede de desinformação, que mascara eventuais interesses de setores do poder político e econômico em ceifar aquilo que é o sentido do meu sacerdócio: a luta pelos desamparados e pelo povo de rua”.

O Antagonista

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados