Home » Agora: Justiça da Bolívia impede candidatura de Evo Morales

Agora: Justiça da Bolívia impede candidatura de Evo Morales

por NCTV
0 Comente

O Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) da Bolívia anulou a possibilidade de reeleições presidenciais por tempo indefinido e fixar o limite de dois mandatos, contínuos ou não, para o cargo de presidente e vice-presidente. Esta decisão inabilita, na prática, a candidatura de Evo Morales nas eleições de 2025.

A nova norma, que nega a reeleição presidencial indefinida como um direito humano, determina que tanto o presidente quanto o vice-presidente da Bolívia não podem ocupar o cargo por mais de dois mandatos, sejam eles consecutivos ou intercalados. Esta medida se aplica da mesma forma a senadores, deputados e autoridades judiciais.

Evo Morales, líder do Movimento ao Socialismo (MAS) e ex-presidente, esteve no poder durante três mandatos consecutivos de 2006 a 2019. A decisão do TCP baseia-se em um parecer consultivo da Corte Interamericana de Direitos Humanos de 2019 e revoga uma determinação anterior do próprio TCP de 2017.

Em setembro, Morales havia anunciado sua intenção de concorrer novamente à presidência. Com as eleições previstas para outubro de 2025, os partidos bolivianos estão em processo de escolher seus candidatos em primárias. Luis Arce Catacora, o atual presidente e membro do MAS, expressou seu desejo de concorrer à reeleição, mas enfrentou obstáculos internos, culminando em sua expulsão do partido em outubro.

Morales, um dos aliados mais próximos do ex-presidente brasileiro Lula, acusou o governo de buscar estratégias para barrar sua candidatura. Ele recentemente reassumiu a liderança do MAS e foi nomeado como o único candidato do partido para as eleições presidenciais de 2025.

O Movimento ao Socialismo é a principal força política da Bolívia e conta com amplo apoio da população indígena, que constitui a maioria dos quase 11 milhões de habitantes do país.

Créditos: Hora Brasília

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados