Na coluna CNTV deste mês vamos tratar sobre as eleições municipais de 2024, acontecimento este que acontecerá em outubro e desencadeará uma colheita indigesta de melancias.
Não estou falando desta tão querida e deliciosa fruta, mas sim do que na política é conhecido como candidato melancia, aquele que é verde por fora mais vermelho por dentro.
Tal expressão é aplicada à figuras políticas por esconderem ou camuflarem sua verdadeira ideologia, pois por conveniência política e eleitoral fingem serem de direta e conservadores, mais a realidade é que aqueles candidatos só enganam a população e o eleitorado, pois comungam de ideários de esquerda.
Estamos vivendo em um período no Brasil de fragilidade e de desgaste do atual mandatário federal, e que mesmo diante de um cenário de censura e perseguições políticas, a direita encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro está fortalecida, e com uma expectativa muito positiva ao pleito municipal que se avizinha.
Não se pode negar que a principal figura da direita nacional é ainda Jair Bolsonaro, e ele e seu atual partido (PL) utilizará de seu prestígio e influência para fazer o máximo de mandatários nas próximas eleições.
Para a direita isso é extremamente positivo, mas consequentemente desencadeará um cenário de incógnita, pois será humanamente impossível para Jair Bolsonaro ter gerência sobre as escolhas locais dos milhares de municípios em que seu partido (PL) disputará as eleições.
Sabemos que muitos isentões e esquerdistas, aqueles que nunca foram de direita, nunca participaram de qualquer movimento social conservador, e que não tiveram a mínima atitude de defender Bolsonaro e a direita nestes últimos anos, utilizarão da plataforma política conservadora e do rosto de Jair Bolsonaro para seus projetos pessoais de poder.
Para o eleitorado de direita e conservador, muito além de uma escolha partidária, terão que ajudar o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro nesta empreitada, inclusive ceifando os melancias que por acaso estejam camuflados no partido do próprio Bolsonaro, e escolhendo aqueles que realmente defendem a bandeira do eleitorado conservador.
Como escrevo de Rio Verde estado de Goiás, tenho certeza que na minha cidade e em meu estado teremos sim, os tão indesejados melancias, realidade esta que será constatada em todo país, cabendo assim a direta nesta verdadeira salada de fruta, saber separar o joio do trigo.