Em site dedicado a Tamanini Netto, o artista é destacado por produções que privilegiam os céus gigantes, que acabam por proporcionar um contraste com os humanos da obras, muitas vezes representados em tamanhos pequenos e, em alguns casos, até imperceptíveis. Uma estética escolhida para dar maior “serenidade das suas paisagens”, descreve o texto da página.
O pintor paulistano também tinha uma predileção por temas associados ao mar, vida litorânea, elementos da natureza e a periferia das cidades. “Ele gostava de representar a favela de uma forma alegre, com as pessoas sorrindo”, lembra Ardies.
Rodolpho Manini Netto começou no ofício de artista no final dos anos 1960, antes mesmo de completar 18 anos, e realizou suas primeiras exposições entre 1970 e 1971.
Antes, no entanto, vendia seus quadros na Praça da República. Lá, foi descoberto pelo galerista Hélio Grimber, que passou a representá-lo e expor suas produções na galeria No Sobrado. Por conta do fechamento do espaço, Rodolpho Tamamini Netto passou a ser representado pela galeria de Jacques Ardies, em 1979, entidade da qual não se desvinculou mais.
Nas décadas seguintes, conseguiu trilhar uma carreira dedicada exclusivamente às artes, realizando mais de 30 exposições individuais e dezenas de exposições coletivas, muitas delas em territórios internacionais, como a França, Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Holanda.
No Brasil, levou seus trabalhos para diferentes Estado, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além, também, de chegar à Brasília, no Distrito Federal, todas em exposições feitas para apresentar os seus quadros apenas.