Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, iniciou o ano escolar nesta segunda-feira (2) em salas de aula improvisadas em estações de metrô que funcionam como abrigo contra mísseis russos.
As escolas de Kharkiv foram forçadas a adotar ensino online durante a guerra, já que alguns mísseis russos podem atingir a cidade em menos de um minuto – tempo insuficiente para se locomover de salas de aula até um abrigo.
As aulas em espaços metropolitanos são bem recebidas por muitos pais, que afirmam ser importante que as crianças interajam e também se mantenham seguras.
Mais três escolas subterrâneas estão sendo construídas e irão acomodar mais de 2 mil crianças. As autoridades locais disseram que planejam abrir escolas subterrâneas em cada distrito da cidade.
Kharkiv tem sido o foco de bombardeios russos durante a guerra.
Um ataque russo no sábado (31) matou duas pessoas e feriu outras dez, incluindo crianças, em um vilarejo na região de Kharkiv, na Ucrânia, de acordo com o governador da região.
Outro ataque semelhante contra a cidade de Kharkiv, no centro regional, matou sete pessoas na sexta-feira (30), segundo autoridades locais.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo