Home » Blinken deixa reunião com Lula após quase 2h e não responde sobre Gaza

Blinken deixa reunião com Lula após quase 2h e não responde sobre Gaza

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
blinken-deixa-reuniao-com-lula-apos-quase-2h-e-nao-responde-sobre-gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, chegou às 9h para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (21/2), no Palácio do Planalto. A conversa durou cerca de 1 hora e 50 minutos.

Na saída, o secretário não quis responder se a tratativa envolveu a Faixa de Gaza, enclave da guerra entre Israel e Hamas, grupo da Palestina. Blinken agradeceu o tempo de Lula e disse ter sido uma “ótima reunião”.

Além disso, o representante dos Estados Unidos pontuou que os dois países fazem trabalhos importantes juntos e ressaltou a relação “bilateral, regional e global” dessas ações.

 

“Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade”, finalizou.

Assim que chegou ao Planalto, Blinken falou com a imprensa apenas que estava “animado” para a conversa. Ele estava acompanhado da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley.

Nesta manhã, era esperado o debate de temas bilaterais, como a presidência do Brasil no G20, ou Grupo dos Vinte, e as principais propostas do país à frente do bloco, como o combate à fome e à pobreza.

As repercussões a uma fala de Lula sobre a guerra entre Israel e Hamas, da Palestina, com uma comparação ao Holocausto, não eram, a princípio, o foco do encontro. O conflito armado seria debatido apenas caso o assunto partisse primeiramente do Brasil.

Os Estados Unidos, inclusive Blinken pessoalmente, já demostraram apoio a Israel na guerra, enquanto Lula defende a separação do Estado da Palestina e um cessar-fogo imediato.

Na terça-feira (20/2), Matthew Miller, do Departamento de Estado norte-americano, disse que “obviamente” o país discorda dos comentários feitos por Lula comparando a calamidade na Faixa de Gaza, enclave da guerra, com o Holocausto.

O Brasil propôs a paralisação do conflito no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas a solução foi vetada justamente pelo país norte-americano, que ontem repetiu o mesmo veto pela terceira vez. Entretanto, o fato não interrompeu as comunicações entre os presidentes dos dois países.

Lula e Joe Biden conversam sobre uma visita do chefe dos Estados Unidos ao solo brasileiro ainda neste primeiro semestre.

Blinken pousou em Brasília, na noite dessa terça-feira (20/2), com recepção de uma comitiva de embaixadores e membros do Itamaraty.

Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos, acena ao chegar ao Palácio do Planalto para encontrar o presidente Lula - Metrópoles

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados