Home » Bugatti-Rimac quer colocar postos de combustível sintético em casas de clientes | CNN Brasil

Bugatti-Rimac quer colocar postos de combustível sintético em casas de clientes | CNN Brasil

por jvitorsilva
0 Comente
bugatti-rimac-quer-colocar-postos-de-combustivel-sintetico-em-casas-de-clientes-|-cnn-brasil

O CEO do grupo Bugatti-Rimac, Mate Rimac, planeja oferecer os carros da marca aos clientes junto de uma estação de combustível sintético (e-fuel) para as residências. A ideia visa tornar o acesso aos carros ICE (veículos de combustível fóssil) mais fácil no futuro, mesmo diante das questões climáticas.

Caso a solução funcione a longo prazo, ela poderá representar a manutenção do mercado de modelos de veículos à combustão — inclusive com motores V8 e maiores –mesmo com o crescimento da indústria de carros elétricos.

“Você poderia até fazer alguns lindos postos de combustível Bugatti para as casas dos proprietários, usando combustíveis sintéticos”, disse o CEO durante o Future of the Car Summit do Financial Times, em Londres, nesta semana.

Rimac, porém, não mostrou nenhum projeto ou algo semelhante, apenas jogou a ideia no ar.

Apesar disso, há bases técnicas e práticas que permitiriam o desenvolvimento da ideia. Isso porque a Porsche, que é detentora de 45% da Bugatti-Rimac, começou a produzir combustível sintético em sua fábrica no Chile em 2022.

O e-fuel da Porsche é feito com água e dióxido de carbono, e toda a energia utilizada no processo vem de turbinas eólicas, o que ajuda a deixar esse combustível mais sustentável.

Atualmente, a planta industrial da marca tem capacidade de produzir 54,8 milhões de litros de combustível sintético anualmente. A ideia é que, após 2028, esse número ultrapasse os 550 milhões de litros.

A marca de produção desejada para o futuro seria o suficiente para manter os próprios Porsches funcionando com e-fuel, e ainda sobraria um pouco para os donos de Bugatti, afinal, esses são carros com tiragem bem limitada, e os donos não costumam tirá-los da garagem com muita frequência.

Visão superior do novo moto V16 da Bugatti
Novo motor V16 da Bugatti que estreará em junho no novo modelo da marca francesa / Foto: Divulgação/Bugatti

Um sinal de que a Bugatti pretende migrar para o combustível sintético foi o anúncio de seu novo motor V16, com quase um metro de comprimento. Segundo a montadora, a intenção é que ele fique na ativa por um tempo.

Em 2035, as leis de emissões de gases ficarão mais severas na Europa, mas, graças a um apelo da Alemanha, os governos abriram uma brecha que o e-fuel fosse aceito como fonte de energia limpa.

Outras montadoras de luxo que trabalham com uma tiragem tão limitada quanto a Bugatti também continuam investindo em motores grandes à combustão. É o caso da Aston Martin, que anunciou um motor V12 biturbo, ainda mais potente que o antigo, de 835 cavalos.

Recentemente, o CEO da Ford, Jim Farley, também mencionou que o Mustang jamais deixará o motor ICE e sinalizou que os e-fuels podem ser a solução para o futuro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados