Home » Chile se despede de ex-presidente Sebastián Piñera em funeral | CNN Brasil

Chile se despede de ex-presidente Sebastián Piñera em funeral | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
chile-se-despede-de-ex-presidente-sebastian-pinera-em-funeral-|-cnn-brasil

O funeral de Estado do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera começou no antigo Congresso chileno, em Santiago, nesta sexta-feira, na despedida final ao ex-mandatário.

Piñera, de 74 anos, morreu na terça-feira depois que o helicóptero que ele pilotava caiu em um lago no sul do Chile. Os serviços funerários estatais começaram na quarta-feira na capital com um velório privado antes de serem abertos ao público.

“Hoje compartilhamos o choque da trágica partida de um homem, um pai, marido, avô e figura pública que foi um líder em nossa transição para a democracia”, disse o presidente Gabriel Boric durante a cerimônia no antigo Congresso.

Piñera, um bilionário conservador que governou o país pela primeira vez de 2010 a 2014, supervisionou períodos de forte crescimento econômico, mas também protestos contínuos. O próprio Boric foi líder de um protesto estudantil durante o primeiro mandato de Piñera, exigindo reformas educacionais.

“Atualmente, alguns se lembram que éramos adversários políticos. É verdade”, disse Boric, acrescentando que os dois conseguiram chegar a um acordo e até conversaram no dia anterior à sua morte para discutir os recentes incêndios florestais que mataram 131 pessoas na região central do Chile.

Piñera também supervisionou o resgate de 33 mineiros que estavam presos sob o deserto de Atacama. O incidente se tornou uma sensação na mídia global e foi tema de um filme de 2014, “Os 33”.

Um dos mineiros, Juan Carlos Aguilar, que foi prestar suas homenagens a Piñera na quinta-feira, lembra-se da emoção após ouvir o ex-presidente quando fizeram contato pela primeira vez.

“Imagine que você está ouvindo o presidente dizer: ‘Vamos procurar por vocês como se fossem nossos filhos.’ Nunca vou me esquecer disso”, disse Aguilar.

Durante o segundo mandato de Piñera, de 2018 a 2022, protestos em grande escala, muitas vezes violentos, contra a desigualdade eclodiram em 2019 e terminaram com promessas de redação de uma nova Constituição. Piñera também supervisionou a resposta do país à pandemia.

Após a cerimônia no antigo Congresso, o caixão de Piñera será escoltado até a catedral metropolitana e o palácio presidencial La Moneda, no centro de Santiago, antes de ser levado ao cemitério Parque del Recuerdo.

(Por Alexander Villegas e Natalia Ramos)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados