Home » China diz que Argentina é “parceira estratégica” antes de visita de chanceler | CNN Brasil

China diz que Argentina é “parceira estratégica” antes de visita de chanceler | CNN Brasil

por tiagotortella
0 Comente
china-diz-que-argentina-e-“parceira-estrategica”-antes-de-visita-de-chanceler-|-cnn-brasil

A China e a Argentina são “parceiros estratégicos abrangentes”, disse nesta quinta-feira (25) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, em coletiva de imprensa.

A fala aconteceu em referência à visita que a chanceler argentina, Diana Mondino, fará à China entre 28 e 30 de abril.

“Tanto a China como a Argentina são importantes países em desenvolvimento e importantes economias emergentes. Os dois países são parceiros estratégicos integrais”, comentou Wang, conforme relatado pela embaixada chinesa nos Estados Unidos em seu site oficial.

“A China está disposta a trabalhar com a Argentina para continuar a aprofundar a confiança política mútua bilateral e promover o crescimento constante”, adicionou.

Diana Mondino visitará Xangai e Pequim, segundo comunicado divulgado na terça-feira (23) pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Ela se reunirá com o chanceler da China, Wang Yi, entre outras autoridades, segundo a carta, e será acompanhada “por uma grande delegação empresarial de diversos setores, representativa da oferta exportável da Argentina”.

Mondino também visitará Paris, Bruxelas e Lisboa

Depois da China, Mondino viajará a Paris, para participar na Reunião do Conselho de Ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que acontecerá nos dias 2 e 3 de maio.

Nesta reunião, segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina, está previsto o anúncio do roteiro para o processo de adesão do país à OCDE.

Posteriormente, Mondino viajará para Bruxelas, onde terá reuniões com representantes da União Europeia, incluindo a Comissária para a Energia, Kadri Simson, e a Comissária para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.

Lá, ela discutirá as negociações comerciais entre a UE e Mercosul (grupo formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), antes da reunião da Comissão Mista Argentina-UE, que acontecerá em Buenos Aires no dia 6 de junho.

Por fim, a chanceler argentina se reunirá em Lisboa com o ministro das Relações Exteriores de Portugal, Paulo Rangel, e será recebida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa e pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.

A China foi o segundo principal parceiro comercial da Argentina em 2023, superada apenas pelo Brasil e seguida pela União Europeia, segundo relatório do Ministério das Relações Exteriores da Argentina elaborado com dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) e divulgado em janeiro.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

espanhol

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados