Nesta segunda-feira de Natal (25), alertas meteorológicos emitidos pela agência Climatempo Meteorologia e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocam algumas das principais capitais brasileiras em alerta. São Paulo enfrenta risco de temporais, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob a ameaça de um ciclone.
A região Norte também está em atenção devido às precipitações, previstas para se estenderem ao Centro-Oeste e Nordeste, trazendo consigo ventanias. O Inmet destaca o perigo potencial, simbolizado pelo alerta de cor amarela.
As temperaturas nas principais capitais para o dia 26 são as seguintes:
- Belo Horizonte (MG): mín. 21°C; máx. 32°C
- Brasília (DF): mín. 20°C; máx. 30°C
- Campo Grande (MS): mín. 24°C; máx. 32°C
- Cuiabá (MT): mín. 27°C; máx. 38°C
- Curitiba (PR): mín. 18°C; máx. 28°C
- Maceió (AL): mín. 24°C; máx. 31°C
- Manaus (AM): mín. 27°C; máx. 33°C
- Natal (RN): mín. 26°C; máx. 31°C
- Recife (PE): mín. 27°C; máx. 30°C
- Rio de Janeiro (RJ): mín. 24°C; máx. 33°C
- Salvador (BA): mín. 25°C; máx. 32°C
- São Paulo (SP): mín. 18°C; máx. 26°C
- Vitória (ES): mín. 23°C; máx. 37°C
Em São Paulo, mudanças no tempo são esperadas na terça-feira (26) com a chegada de uma frente fria do alto-mar. Apesar da diminuição da temperatura, o clima permanece abafado, com a formação de nuvens carregadas, especialmente no Vale do Paraíba, Campinas e na serra da Mantiqueira. Prevê-se o início das pancadas de chuva pela manhã, com potencial para temporais, incluindo chuva forte, raios, granizo e rajadas de vento superiores a 70 km/h nas primeiras horas da tarde.
Na quarta-feira (27), a temperatura continua em queda, com máxima de 24ºC. O interior paulista permanece quente, com pancadas de chuva irregulares e predominância de sol na maior parte do dia.
Enquanto isso, no Sul do país, a formação de um novo ciclone extratropical, combinado com uma frente fria, apresenta risco de tempestades no interior da região Sul ao longo da semana, abrangendo cidades como Pelotas e Porto Alegre. O litoral sul está sujeito a ventania e ressaca, e nuvens carregadas podem se formar sobre o sudoeste do Paraná, o oeste e o sul de Santa Catarina, além da metade norte do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva intensa e ventos acima de 90 km/h na serra gaúcha.
Créditos: Gazeta Brasil