Home » Como devem ser declaradas as transações de PIX e cartões de crédito? Precisam aparecer no IR?

Como devem ser declaradas as transações de PIX e cartões de crédito? Precisam aparecer no IR?

por Revista Financeira
0 Comente
como-devem-ser-declaradas-as-transacoes-de-pix-e-cartoes-de-credito?-precisam-aparecer-no-ir?

O Pix é a modalidade de pagamento mais popular entre os brasileiros, ficando logo atrás do cartão de crédito. As transações realizadas por meio do Pix e cartões de crédito podem precisar ser declaradas no IRPF, dependendo da natureza dos valores envolvidos e se são passíveis de tributação ou dedução, conforme estabelecido pela legislação fiscal.

De acordo com a Receita Federal, o cruzamento das transações financeiras é possível, porém, nem todas necessitam ser declaradas. A obrigatoriedade está atrelada às transações previstas em lei, tais como rendimentos tributáveis, serviços prestados, salários, compra e venda de bens, entre outros.

No caso do Pix, devem ser informados no IR apenas os pagamentos recebidos que se enquadrem como rendimentos tributáveis. Estes valores devem ser inseridos na ficha de rendimentos recebidos de pessoa física ou jurídica, dependendo da fonte pagadora.

Já as despesas pagas via Pix e cartão de crédito, que são dedutíveis, devem ser declaradas na ficha de receitas dedutíveis, desde que haja comprovação e recibo das transações, como consultas médicas e despesas escolares.

Portanto, não é a forma de pagamento que determina a inclusão no IRPF, mas sim se os valores se enquadram como receitas tributáveis, dedutíveis ou outras regras da declaração.

É importante que os contribuintes estejam atentos às suas movimentações financeiras ao longo do ano e mantenham registros detalhados para facilitar o processo de declaração do Imposto de Renda. Assim, evita-se possíveis problemas com a Receita Federal e garante-se a conformidade com a legislação tributária vigente.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados