Home » Conselho de Segurança da ONU aprova resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza | CNN Brasil

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza | CNN Brasil

por Leo Lopes
0 Comente
conselho-de-seguranca-da-onu-aprova-resolucao-exigindo-cessar-fogo-imediato-em-gaza-|-cnn-brasil

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta segunda-feira (25), uma resolução exigindo um cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.

Os Estados Unidos se abstiveram na votação. Todos os outros 14 membros restantes do colegiado votaram a favor – incluindo os membros permanentes Rússia, China, Reino Unido e França.

O texto foi proposto pelos 10 membros eleitos do órgão – Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça.

Washington tinha sido avesso à palavra “cessar-fogo” no início da guerra de quase seis meses na Faixa de Gaza e usou o seu poder de veto para proteger Israel.

Mas em meio à crescente pressão global por uma trégua na guerra que já matou mais de 32 mil palestinos, os EUA se abstiveram na votação desta segunda-feira.

A medida permitiu que o Conselho de Segurança exigisse um cessar-fogo imediato no mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina daqui a duas semanas.

A resolução exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns. Israel diz que o Hamas fez 253 reféns durante o ataque de 7 de outubro.

A resolução do Conselho de Segurança também “enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária e reforçar a proteção dos civis em toda a Faixa de Gaza e reitera a sua exigência de levantamento de todas as barreiras à prestação de assistência humanitária em grande escala”.

A rádio do exército de Israel informou pouco antes do início da reunião do Conselho que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, cancelaria o envio de uma delegação a Washington se os EUA não vetassem a resolução.

Os EUA vetaram três projetos de resolução do Conselho sobre a guerra em Gaza. Também já se absteve duas vezes, permitindo ao Conselho adotar resoluções que visavam aumentar a ajuda a Gaza e apelavam a pausas prolongadas nos combates.

A Rússia e a China também vetaram dois projetos de resolução dos EUA sobre o conflito – em outubro e na sexta-feira.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados