Home » Cruzeiro contrata técnico Nicolás Larcamón, ex-León

Cruzeiro contrata técnico Nicolás Larcamón, ex-León

por NCTV
0 Comente

O interesse do Cruzeiro no treinador foi antecipado pela Itatiaia no último sábado (16).

Nesta terça-feira (19), o representante de Larcamón, Roberto Capece, confirmou o acordo à Itatiaia. “Acertamos com o Cruzeiro. É um projeto que o Nico aceitou e o que o clube queria. Ainda estamos em Jedá, na Arábia Saudita, e acabamos de voltar do jogo da semifinal do Mundial, entre Manchester City e Urawa Reds. Ainda não sabemos que dia vamos a Belo Horizonte. Mas estamos muito felizes”, declarou o empresário.

Nicolás tem o perfil desejado pelo Cruzeiro, de futebol ofensivo, intenso e acostumado a trabalhar com orçamentos mais enxutos. De acordo com o jornalista argentino César Luis Merlo, que informou o acerto nesta terça (19), o vínculo com a Raposa será até dezembro de 2025.

Grande trabalho em quatro temporadas no México

Após passagens por Puebla e León, Larcamón se tornou o técnico-sensação do futebol mexicano pela forma de jogar de suas equipes. Se existe no Brasil o termo “Dinizismo” para se referir a Fernando Diniz, do Fluminense e da Seleção, no México o estilo do argentino é conhecido como “Larcamonismo”.

Fã dos argentinos Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa e Marcelo Gallardo, Larcamón abandonou o curso de arquitetura para se dedicar ao sonho de se transformar em treinador de futebol. A carreira começou nas divisões inferiores dos modestos Nueva Chicago, Los Andes e Banfield.

Experiências na Venezuela e no Chile

A primeira oportunidade em um time profissional foi em 2016, aos 33 anos de idade, no Anzoátegui, da Venezuela. Depois de duas temporadas, o argentino migrou para o futebol chileno e dirigiu Antofagasta, Huachipato (onde dirigiu Soteldo) e Curicó Unido. Os trabalhos consistentes chamaram a atenção do treinador mexicano Jaime Lozano, que o indicou ao Puebla em 2020.

No México, a carreira do jovem treinador argentino aflorou de vez. Em seu primeiro torneio à frente do Puebla, em 2020, conseguiu levar o clube à semifinal, o que não ocorria no clube desde 2009. Mais que resultados, foi a qualidade do futebol que chamou a atenção de torcedores e da mídia.

“La Franja (apelido do Puebla) se converteu em um dos times protagonistas do futebol mexicano desde a chegada de Nicolás Larcamón ao banco devido ao impacto do técnico argentino”, definiu o portal ESPN, do México.

O portal VAR Deportivo chegou a defini-lo como “especialista a trabalhar em clubes com orçamentos pequenos e médios, o que não é pouca coisa quando o dinheiro cada vez mais determina os times que serão protagonistas”.

Duelos com Paulo Pezzolano

No Puebla, Larcamón teve dois duelos com um velho conhecido da torcida do Cruzeiro: Paulo Pezzolano, então comandante do Pachuca, outro clube de investimento mais modesto. No primeiro, o argentino levou a melhor e venceu por 3 a 1. No segundo, o uruguaio deu o troco e triunfou por 2 a 1.

Depois do trabalho de dois anos no Puebla, onde ganhou prestígio no México, Larcamón foi especulado no gigante América do México, mas assumiu o Léon, da cidade de mesmo nome. Foi no clube esmeraldino que conquistou o inédito título da Liga dos Campeões da Concacaf.

O título continental, o maior da história do Léon, credenciou o clube a estrear no Mundial de Clubes da Fifa este ano. A eliminação para o Urawa Reds do Japão resultou na queda de Larcamón.

Números gerais da carreira de Nicolás Larcamón

  • 282 jogos na carreira
  • 113 vitórias
  • 88 empates
  • 81 derrotas
  • 376 gols marcados e 325 sofridos

50,47% de aproveitamento em números gerais da carreira

Clubes da carreira

  • León-MEX (2022 a 2023)
  • Puebla-MEX (2020 até 2022)
  • Curicó Unido-CHI (2020)
  • Huachipato-CHI (2018 e 2019)
  • Antofagasta-CHI (2018)
  • Anzoátegui-VEN (2016 e 2017)

Características do trabalho de Nicolás Larcamón

  • Futebol protagonista, com valorização do ataque e da posse de bola
  • Especialista em trabalhar com elencos de investimento pequeno ou médio
  • Potencializa as qualidades dos jogadores do elenco
  • Boa relação com o grupo de trabalho e elenco
  • Inspiração nos trabalhos de Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa e Marcelo Gallardo
  • Adepto de tecnologia no trabalho

Créditos: Itatiaia

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados