Durante o evento “Democracia Inabalável” desta segunda-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, garantiu que todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, 2023 será responsabilizado.
Em discurso, Alexandre de Moraes estimou que, um ano depois das ações de 8 de janeiro, “a democracia triunfou, o Estado de direito prevaleceu”.
O ministro também prometeu punir os vândalos. Moraes foi relator do inquérito de 8 de janeiro no STF.
“Todos, absolutamente todos aqueles que pactuaram covardemente com a quebra da democracia e a tentativa de instalação de um Estado de exceção serão devidamente investigados, processados e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”, garantiu o magistrado.
Moraes também defendeu a regulação das redes sociais para combater a desinformação e “atos antidemocráticos”.
“Essas recentes inovações potencializaram a desinformação premeditada fraudulenta e amplificaram os discursos de ódio e antidemocráticos. A ausência de regulamentação e a inexistente responsabilização das plataformas, somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos, tornaram os usuários suscetíveis à demagogia e à manipulação política, possibilitando a livre atuação desse novo populismo digital extremista e de seus aspirantes a ditadores”, afirmou o magistrado.