Home » Equipe de Navalny exige que seu corpo seja entregue à família “imediatamente“ | CNN Brasil

Equipe de Navalny exige que seu corpo seja entregue à família “imediatamente“ | CNN Brasil

por renatasouza
0 Comente
equipe-de-navalny-exige-que-seu-corpo-seja-entregue-a-familia-“imediatamente“-|-cnn-brasil

O corpo do oposicionista russo Alexey Navalny deve ser entregue à sua família “imediatamente”, disse a sua porta-voz Kira Yarmysh neste sábado (17), acrescentando que a sua mãe foi oficialmente notificada da sua morte.

“Alexey Navalny foi assassinado. Sua morte ocorreu em 16 de fevereiro às 14h17, horário local, de acordo com a mensagem oficial à mãe de Alexey”, disse Yarmysh em uma postagem nas redes sociais.

“Um funcionário da colônia disse que o corpo de Navalny está agora em Salekhard. Foi recolhido por investigadores do IC [Comissão de Investigação]. Agora estão conduzindo ‘investigações’ com ele”, disse ela.

“Exigimos que o corpo de Alexey Navalny seja entregue imediatamente à sua família”, disse Yarmysh.

A morte de Navalny, de 47 anos, foi anunciada na sexta-feira pelo serviço prisional russo, mas os comentários de Yarmysh marcam a primeira confirmação da sua equipe.

Navalny representou uma das ameaças mais sérias a Putin durante o seu governo, que já dura mais de duas décadas.

Organizou protestos de rua antigovernamentais e utilizou o seu blogue e as redes sociais para expor alegada corrupção no Kremlin e nos negócios russos.

Ele foi preso depois de retornar à Rússia em 2021 vindo da Alemanha, onde foi tratado após ser envenenado com Novichok, um agente nervoso da era soviética.

À chegada, Navalnvy foi rapidamente preso por acusações que rejeitou como tendo motivação política.

Navalny está encarcerado desde então, e as preocupações de longa data com o seu bem-estar tornaram-se mais intensas depois de ter sido transferido para uma colônia penal a norte do Círculo Polar Ártico.

A condenação ocidental do Kremlin foi rápida e feroz após a notícia da sua morte na sexta-feira. O presidente dos EUA, Joe Biden, atribuiu a culpa pela morte de Navalny a Putin, enquanto o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que a Rússia tem “questões sérias” para responder.

*Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados