Home » Especialista explica os crimes cometidos pelos ex-diretores da Americanas | CNN Brasil

Especialista explica os crimes cometidos pelos ex-diretores da Americanas | CNN Brasil

por afonsobenites
0 Comente
especialista-explica-os-crimes-cometidos-pelos-ex-diretores-da-americanas-|-cnn-brasil

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (27), Renato Tescari, advogado especialista em direito societário e mercado de capitais, esclareceu os possíveis crimes cometidos pelos ex-diretores das Lojas Americanas.

A Polícia Federal deflagrou uma operação que mira ex-executivos da varejista por suspeita de fraude contábil, envolvendo crimes como manipulação de mercado, lavagem de dinheiro e insider trading (uso de informações privilegiadas para compra e venda de ações).

Potenciais Ressarcimentos

Além das investigações criminais, Tescari abordou as possibilidades de ressarcimento para investidores prejudicados pela desvalorização das ações. Segundo o especialista, até o momento, nenhum investidor foi indenizado no Brasil por esse tipo de prejuízo.

“Há investidores brasileiros que adquiriram ações fora do Brasil e que conseguem indenizações fora. Mas no Brasil ninguém ainda foi indenizado. Não só no caso das Americanas, mas em outros escândalos que tivemos por aqui”, afirmou.

No entanto, as apurações da Polícia Federal podem ser utilizadas em ações judiciais já em curso, visando comprovar o envolvimento da diretoria na fraude e obter indenizações.

Segundo o especialista, as fraudes eram conhecidas por executivos que estavam no comando da empresa.

“(…) Toda diretoria, ou parte dela, tinha conhecimento do que era praticado, tinha envolvimento do que era praticado. Portanto, não foi um ato isolado, mas sim uma prática adotada no interior da companhia”, frisou.

Impacto nas operações da empresa

Questionado sobre o impacto de uma eventual condenação dos ex-diretores nas operações da Americanas, Tescari ressaltou que a empresa já responde a diversas ações e está em processo de recuperação judicial aprovado por credores.

Ele avalia que a descoberta dos culpados pode beneficiar a empresa, permitindo-lhe buscar o ressarcimento das perdas junto aos responsáveis pelas irregularidades.

“A descoberta desse envolvimento, da culpa efetiva, encontrar os culpados, é benéfica à empresa. Porque permitirá à empresa, posteriormente nas demandas que vier a perder, buscar o ressarcimento das perdas que teve”, disse.

O advogado destacou que as investigações apontam para uma prática que envolvia diversos setores da companhia, não se limitando a ações isoladas de poucos indivíduos.

“Sabe-se que é uma prática que há muito tempo vem acontecendo. Não dá para apontar um único culpado. É lógico que ela se inicia com pessoas que assim o fizeram, mas houve uma série de omissões com relação aos órgãos fiscalizatórios internos da companhia que não viram essas fraudes, ou fizeram ‘ouvidos moucos’ a elas”, afirmou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados