Home » Fernandinho Beira-Mar é transferido para presídio federal de segurança máxima em Catanduvas

Fernandinho Beira-Mar é transferido para presídio federal de segurança máxima em Catanduvas

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
fernandinho-beira-mar-e-transferido-para-presidio-federal-de-seguranca-maxima-em-catanduvas

Liderança notória do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar foi transferido de Mossoró, Rio Grande do Norte para Catanduvas, Paraná no último sábado (2). A mudança ocorreu após o presídio de Mossoró registrar a primeira fuga em uma unidade de segurança máxima.

O Brasil comporta cinco presídios de segurança máxima, todos coordenados pelo Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), que é um órgão do Ministério da Justiça. As unidades estão localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e no Distrito Federal.

O Objetivo dos Presídios de Segurança Máxima

Essas instituições foram projetadas especificamente para receber líderes de organizações criminosas e prisioneiros de alta periculosidade. No total, os cinco presídios abrigam em torno de 489 prisioneiros. Entre eles, encontram-se figuras notórias como o próprio Fernandinho Beira-Mar, Marcola – líder identificado do PCC, e também, Marcelo Valle Silveira Mello, um dos fundadores do Dogolachan, um fórum extremista classificado como a maior rede de ódio do país.

 

Os Presídios e suas Tecnologias

Estas unidades prisionais estão equipadas com sistemas de vigilância de última geração, inclusive com câmeras ocultas e sensores para detecção de pessoas e drogas. Cada interno possui uma cela individual. Há também disponíveis atendimentos médico, odontológico, psicológico e de enfermagem, com o objetivo de prevenir a transferência dos presos.

A primeira unidade a ser inaugurada em segurança máxima foi em Catanduvas, Paraná, no ano de 2006. Logo no mês seguinte, a unidade acolheu Fernandinho Beira-Mar, que também já passou pelo presídio em Campo Grande e pela unidade em Mossoró.

As transferências entre as unidades de segurança máxima acontecem com certa frequência e raramente são divulgadas para o público, pois envolvem questões de segurança e sigilo judicial.

Presos de Alta Periculosidade Que Já Passaram Por Presídios Federais

Além de Beira-Mar e Marcola, outros criminosos cumpriram ou ainda cumprem pena em presídios federais, entre eles, Marcinho VP, Marcelo Valle Silveira Mello, Juan Carlos Abadía, Marcelo Piloto, Elias Maluco, Élcio de Queiroz, Ronnie Lessa, e Cesare Battisti. A lista consiste em traficantes, líderes de cartéis de drogas, extremistas, e até mesmo acusados de participação em assassinatos notórios. Todos comprovam o propósito das unidades de segurança máxima em manter grandes ameaças à sociedade em isolamento do resto do sistema prisional.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados