Home » Fux autoriza quebra de sigilos do deputado André Janones

Fux autoriza quebra de sigilos do deputado André Janones

por NCTV
0 Comente

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado federal André Janones (Avante-MG), no âmbito das investigações por supostas “rachadinhas” em seu gabinete. A medida, apoiada pelo vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, busca aprofundar as investigações sobre o possível desvio de fundos públicos, conforme solicitação da Polícia Federal em 30 de janeiro.

A Polícia Federal aponta indícios de um esquema de desvio no gabinete de Janones, levando o vice-PGR a classificar a quebra dos sigilos como essencial diante dos “fortes indícios de possível autoria de práticas ilícitas”. Em dezembro, Fux já havia autorizado um inquérito contra o deputado, embasado em áudios divulgados pelo site Metrópoles, onde Janones é ouvido solicitando doações salariais dos funcionários para cobrir despesas de campanha.

Ex-assessores do deputado relataram ao jornal O GLOBO a cobrança de parte dos salários por Janones, incluindo o 13º, chegando a 60% dos vencimentos. Janones, negando as acusações, argumentou em suas redes sociais que as solicitações de doação precederam sua eleição em 2018, questionando a necessidade da quebra de sigilos pela PF, já que havia se disponibilizado desde o início das investigações. Ele também questiona a suspeita sobre um depósito realizado após a exoneração dos assessores investigados, ponderando como seriam possíveis devoluções salariais três anos após suas saídas.

Hora Brasília

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados