Home » Governadores do Sul e Sudeste cobram governo Lula por combate à dengue

Governadores do Sul e Sudeste cobram governo Lula por combate à dengue

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
governadores-do-sul-e-sudeste-cobram-governo-lula-por-combate-a-dengue

São Paulo — Governadores dos sete estados do Sul e do Sudeste divulgaram, neste sábado (2/3), uma carta conjunta na qual cobram do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas” contra a dengue e “atualização dos critérios de distribuição de recursos federais” no combate à epidemia.

Assinado pelos sete governadores, o documento foi divulgado durante o encerramento do 10º encontro do Consórcio Integrado do Sul e Sudeste (Cosud), que ocorreu nos últimos três dias em Porto Alegre (RS). O grupo foi criado no ano passado e reúne os governantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na carta, os governadores enfatizam que os sete estados têm mais de 114 milhões de habitantes e que a atual epidemia de dengue compromete, principalmente, as duas regiões. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina decretaram situação de emergência. Em São Paulo, são 128 mil casos confirmados neste ano até o momento, com 27 mortos e 132 óbitos sob investigação.

“Dado que a epidemia acomete neste momento particularmente o Sul e o Sudeste, contrariando a série histórica, os estados dessas duas regiões advogam pela atualização dos critérios de distribuição de recursos federais para a realidade atual”, afirma a carta assinada pelos governadores.

Em outro trecho, o grupo diz que “deve ser enfatizada a premência de maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas e, ainda, uma distribuição que, a um só tempo, seja ágil e atenda a critérios transparentes e pactuados com os entes da federação”.

 

Assinam a carta os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC) e Eduardo Leite (RS).

Mais de um milhão de casos

Na última quinta-feira (29/2), o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, registrando mais de 200 mortes.

A unidade da Federação com maior taxa de incidência da doença por número de habitantes é o Distrito Federal, no Centro-Oeste. Até o momento, além do DF, outros seis estados decretaram estado de emergência após a alta nos casos de dengue (Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina).

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados