Home » Governo Lula quer retomar cobrança do DPVAT

Governo Lula quer retomar cobrança do DPVAT

por NCTV
0 Comente

O governo federal quer retomar a cobrança do DPVAT, o seguro obrigatório de veículos que deixou de ser pago em 2020. A medida é necessária para garantir a indenização a vítimas de acidentes de trânsito, que está se esgotando.

De acordo com o “Jornal Nacional”, da TV Globo, o mecânico Helder de Oliveira Filho, que sofreu um acidente de moto em setembro de 2023, é um exemplo das pessoas que estão sendo prejudicadas pela falta de recursos do DPVAT. Ele precisa do dinheiro do seguro para pagar as contas e manter suas necessidades básicas, mas está enfrentando dificuldades para requerer a indenização.

A última vez que os donos de veículos pagaram o DPVAT foi em 2020. Desde então, o Conselho Nacional de Seguros Privados, vinculado ao Ministério da Fazenda, suspendeu a cobrança. Em 2021, a gestão dos recursos do seguro obrigatório passou da seguradora Líder para a Caixa Econômica Federal.

De 2021 a 2023, a Caixa Econômica Federal pagou 797 mil pedidos de indenização, totalizando pouco mais de R$ 3 bilhões. Restam no fundo quase R$ 790 milhões, o suficiente para pagar as indenizações de acidentes ocorridos apenas até 14 de novembro de 2023.

O DPVAT é um seguro obrigatório pago por todos os brasileiros donos de um veículo. Ele existe para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, incluindo pedestres, não importa de quem foi a culpa. O seguro paga despesas médicas e indenizações em caso de invalidez permanente e morte.

Para garantir a continuidade da cobertura, o governo federal enviou um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional. O texto prevê que a gestão dos recursos do DPVAT continue a cargo da Caixa Econômica Federal, mas que parte das despesas com tratamentos médicos sejam transferidas para o SUS.

Créditos: Gazeta Brasil

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados