Home » Ibaneis não vai participar de “ato de Lula” sobre 8 de janeiro

Ibaneis não vai participar de “ato de Lula” sobre 8 de janeiro

por NCTV
0 Comente

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu que não irá comparecer ao evento proposto pelo Palácio do Planalto em memória às invasões às sedes dos Três Poderes. O ato está previsto para acontecer no próximo dia 8 de janeiro, na mesma data dos ataques.

A informação é da Coluna Estadão, do jornal o Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com a coluna, o presidente Lula já teria sido avisado pelo próprio governador que ele estará de férias e não pretende retornar à Brasília para participar do evento.

Durante a última reunião ministerial que realizou no Palácio, Lula pediu aos ministros que estejam em Brasília para o evento que planeja realizar no dia 8 de janeiro. O presidente também adiantou que conta com a presença de governadores e demais autoridades.

“Estou convidando todos os governadores, porque dia 8 de janeiro vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou se dar um golpe dia 8 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia deste país”, disse Lula na ocasião.

 

“Conduta dolosamente omissiva”

Durante a apuração dos ataques às sedes dos três poderes o Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Alexandre de Moraes, afastou Ibaneis do cargo por “conduta dolosamente omissiva”.

O ministro levou em consideração o que observou como postura de omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência do Distrito Federal no episódio. Moraes elencou dentre os motivos a falta de policiamento adequado, a permissão para que mais de 100 ônibus ingressassem em Brasília sem escolta e a inércia no desmonte do acampamento bolsonarista no QG do Exército.

Em seguida, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o relator determinou a instauração do Inquérito (INQ) 4923, que apura as condutas de Ibaneis, do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres e de seu substituto, Fernando de Sousa Oliveira, e ainda do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira.

Ibaneis só reassumiu o posto de governador em 15 de março.

Créditos: O Antagonista

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados