Home » James Earl Jones, voz icônica de Darth Vader em 'Star Wars', morre aos 93 anos | CNN Brasil

James Earl Jones, voz icônica de Darth Vader em 'Star Wars', morre aos 93 anos | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
james-earl-jones,-voz-iconica-de-darth-vader-em-'star-wars',-morre-aos-93-anos-|-cnn-brasil

O ator James Earl Jones, conhecido por ser a voz icônica de Darth Vader em ‘Star Wars’ e muitas apresentações memoráveis, morreu nesta segunda-feira (9), segundo seu agente Barry McPherson.

Ele tinha 93 anos.

Jones era conhecido também por dublar o personagem Mufasa na animação “O Rei Leão” e ser a voz oficial da CNN Internacional.

O artista teve uma carreira de destaque que durou cerca de 60 anos.

Sua trajetória começou em um teatro de uma pequena cidade no norte do Michigan que o levou para os cargos mais altos de Hollywood.

Jones apareceu em dezenas de filmes e séries de TV. Ele também emprestou sua voz para o slogan da CNN, “This is CNN,” (Isso é CNN, na tradução livre para português).

Em meados dos anos 1970, o criador de “Star Wars” George Lucas escolheu o ator britânico David Prowse como o cara dentro do terno preto de Darth Vader, mas decidiu que ele queria outra para fazer a voz do personagem.

“Eu tive sorte”, disse Jones uma vez ao American Film Institute.

Naquela época ninguém imaginava que “Star Wars” se tornaria um blockbuster, muito menos uma franquia duradoura e um fenômeno cultural.

Jones gravou todas as suas falas em poucas horas e não foi listado nos créditos do filme. Ele disse que foi pago apenas US$ 7 mil para o filme, “e eu pensei que era bom dinheiro.”

O ator e Lucas tiveram desentendimentos sobre como ele deveria interpretar o vilão Vader.

“Eu queria fazer Darth Vader mais interessante, mais sutil, mais orientado psicologicamente”, disse Jones. “Ele (Lucas) disse: ‘Não, não … você tem que manter sua voz em uma faixa muito estreita de inflexão, porque ele não é humano.”

O duelo culminante de Darth Vader com Luke Skywalker em 1980 “The Empire Strikes Back” tornou-se um ponto alto dramático na série “Star Wars” – pontuado pela entrega de Jones de uma das linhas mais famosas da história do cinema: “Não, eu sou seu pai!”

Jones disse que quase duas décadas depois, quando ele estava dublando o personagem Mufasa para a animação da Disney “O Rei Leão”, levou um tempo para ele chegar no tom certo.

“O meu primeiro erro foi tentar torná-lo majestoso,” disse Jones sobre o filme de 1994. “E o que eles realmente precisavam era algo mais parecido comigo. “Eles disseram: ‘Como você é como pai?’ e eu disse: ‘Bem, eu sou realmente um pai idiota.’

“E assim começaram a impor minhas expressões faciais sobre Mufasa, e um tom diferente de voz. Sim, ele era autoritário, mas ele era apenas um pai gentil.”

Em atualização…

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados