Home » Juízes rejeitam recurso da Venezuela contra investigação de Tribunal Internacional | CNN Brasil

Juízes rejeitam recurso da Venezuela contra investigação de Tribunal Internacional | CNN Brasil

por marianacatacci
0 Comente
juizes-rejeitam-recurso-da-venezuela-contra-investigacao-de-tribunal-internacional-|-cnn-brasil

Os juízes de apelação do Tribunal Penal Internacional (TPI) rejeitaram na sexta-feira (1º) o recurso da Venezuela contra a decisão de retomar uma investigação sobre supostos abusos dos direitos humanos cometidos por funcionários do governo.

No ano passado, Caracas recorreu da decisão de retomar a investigação, argumentando que a sua acusação deveria desencadear o princípio da complementaridade, segundo o qual o tribunal só pode intervir se um país já não estiver investigando os mesmos crimes suspeitos.

Na sexta-feira, os juízes de recurso rejeitaram por unanimidade todos os fundamentos do recurso e deram luz verde ao procurador do TPI para retomar a sua investigação sobre os abusos, que podem ser qualificados como crimes contra a humanidade.

O governo venezuelano acusou os adversários políticos de manipularem alguns casos de violações dos direitos humanos sob o governo do presidente Nicolás Maduro. As autoridades afirmam que já estão investigando alegações de abusos e que não ocorreram crimes em grande escala contra a humanidade.

Em 2020, o procurador do TPI disse que havia uma base razoável para acreditar que autoridades governamentais e militares cometeram crimes contra a humanidade na Venezuela desde 2017.

Os manifestantes em 2017 lideraram meses de manifestações contra o governo, um período marcado por acusações de tortura, prisões arbitrárias e abusos por parte das forças de segurança. Os protestos deixaram 125 mortos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados