Home » Julgamento Sobre Descriminalização Da Maconha É Interrompido Por Pedido De Vista De Toffoli

Julgamento Sobre Descriminalização Da Maconha É Interrompido Por Pedido De Vista De Toffoli

por NCTV
0 Comente

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (6) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. O ministro Dias Toffoli pediu vista do processo, o que significa que ele terá mais tempo para analisar o caso antes de apresentar seu voto.

Até o momento, cinco ministros já votaram a favor da descriminalização: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso e Rosa Weber (já aposentada). Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques votaram contra.

Para que a descriminalização seja aprovada, é necessário o voto de seis ministros. Com o pedido de vista de Toffoli, o julgamento fica suspenso por tempo indeterminado.

Histórico do Julgamento

O caso está em julgamento no STF desde 2015. A discussão, retomada pelos ministros em 2023, gerou debates e divergências com o Congresso. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada no Senado com o intuito de criminalizar a posse e o porte de todas as drogas.

A discussão no STF gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006, que estabelece como crime adquirir, guardar ou transportar drogas para uso pessoal.

Embora a lei preveja penas alternativas, como medidas educativas, advertência e prestação de serviços, sem prisão, a falta de diferenciação clara e objetiva entre usuário e traficante tem resultado em tratamento desigual de indivíduos pela polícia e pelo sistema judiciário, baseado em fatores como cor da pele, classe social ou local de residência.

O caso em análise pelo STF possui repercussão geral, significando que o entendimento da Corte será aplicado em processos semelhantes em todas as instâncias judiciais.

Gazeta Brasil

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados