Home » Líderes ocidentais criticam Trump por declarações sobre OTAN | CNN Brasil

Líderes ocidentais criticam Trump por declarações sobre OTAN | CNN Brasil

por diegopavao
0 Comente
lideres-ocidentais-criticam-trump-por-declaracoes-sobre-otan-|-cnn-brasil

Líderes do Ocidente criticaram o ex-presidente Donald Trump neste domingo (11), depois que ele sugeriu que os EUA podem não proteger os aliados da OTAN que não estão gastando o suficiente na defesa contra uma potencial invasão russa.

“Qualquer sugestão de que os aliados não vão defender uns aos outros prejudica toda a nossa segurança, incluindo a dos EUA, e coloca soldados americanos e europeus em maior risco”, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em um comunicado escrito.

“Qualquer ataque à OTAN será recebido com uma resposta unida e enérgica”, acrescentou, reagindo aos comentários no sábado (10) de Trump, que provavelmente será o candidato republicano nas eleições presidenciais dos EUA deste ano.

O ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, também interveio.

“O lema da OTAN ‘um por todos, todos por um’ é um compromisso concreto. Minar a credibilidade dos países aliados significa enfraquecer toda a OTAN”, escreveu ele na plataforma de mídia social X.

“Nenhuma campanha eleitoral é uma desculpa para brincar com a segurança da Aliança.”

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha postou a mensagem ‘Um por todos e todos por um’ com a hashtag #StrongerTogether em sua conta no X em inglês após os comentários de Trump.

O presidente do Conselho da UE, Charles Michel, disse: “Declarações imprudentes sobre a segurança da #OTAN e a solidariedade do Artigo 5 servem apenas aos interesses de Putin.”

O artigo 5 do tratado da OTAN diz que um ataque armado contra um membro da aliança será considerado um ataque contra todos eles, desencadeando a autodefesa coletiva.

Trump, falando durante uma manifestação política na Carolina do Sul e parecendo recontar uma reunião com líderes da OTAN, citou o presidente de “um grande país” que ele não nomeou como perguntando: “Bem, senhor, se não pagarmos, e formos atacados pela Rússia – você nos protegerá?”

“Eu disse: ‘Você não pagou? Você é delinquente?’ Ele disse: ‘Sim, digamos que isso aconteceu.’ Não, eu não te protegeria. Na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quiserem. Você tem que pagar.”

“Já ouvimos isso antes … Nada de novo debaixo do sol”, disse o Comissário do Mercado Interno da UE, Thierry Bretonin, numa entrevista à televisão francesa LCI, acrescentando:

“Ele talvez tenha problemas com sua memória, na verdade era uma presidente do sexo feminino, não de um país, mas da União Europeia”, disse Breton, referindo-se à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e a uma conversa que teve com Trump em 2020.

“Não podemos virar uma moeda sobre nossa segurança a cada quatro anos, dependendo desta ou daquela eleição, ou seja, a eleição presidencial dos EUA”, disse Breton, acrescentando que os líderes da União Europeia entenderam o bloco necessário para impulsionar seus próprios gastos e capacidades militares.

O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, perguntado sobre os comentários de Trump, disse: “Encorajar invasões de nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e desequilibrado – e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e nossa economia doméstica.”

Os 31 membros da OTAN concordaram em uma meta de gastar pelo menos 2% do produto interno bruto em defesa, mas estimativas da OTAN mostraram que apenas 11 estão cumprindo esse índice.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados