Home » Lula na Liga Árabe, grupo sem coesão, nem utilidade

Lula na Liga Árabe, grupo sem coesão, nem utilidade

por Agora Noticias Brasil
0 Comente
lula-na-liga-arabe,-grupo-sem-coesao,-nem-utilidade

O presidente Lula deve discursar na sede da Liga Árabe, no Cairo, na quinta, 15, durante sua viagem pela África. A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas certamente deve entrar na sua fala.

Mas a Liga Árabe, criada em 1945 pelos países árabes do Oriente Médio e do norte da África, só teve uma atuação coesa em seus primórdios. Mesmo assim, nunca foi efetiva em algum conflito regional.

O que unia a Liga Árabe no seu início era o sentimento anti-Israel. Assim que os israelenses proclamaram o seu Estado após a decisão da ONU, de 1947, os países árabes tentaram destrui-lo.

“Estabelecimento de seu Estado“

O secretário-geral da Liga Árabe, Abdul Rahman Hassan, deixou a Assembleia Geral da ONU advertindo os judeus de que “até o último momento, e além dele, eles (os árabes) vão lutar para evitar o estabelecimento de seu Estado. Em nenhuma circunstância eles concordarão com isso“.

Mas a guerra que os árabes travaram para destruir o Estado judeu não acabou bem para eles e gerou novos conflitos desastrosos, como a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973).

Derrotado nessa última, o Egito preferiu assinar um acordo de paz com Israel, em 1979.

Cisão na Liga Árabe

Foi então que ocorreu a primeira importante cisão na Liga Árabe, porque o Egito foi expulso do grupo e a sede, que ficava no Cairo, foi transferida para a Tunísia.

  • Na gestão de Lula, Brasil tem 408 mil com dengue e mortos podem chegar a 341
  • Federação Nacional dos Jornalistas repudia Globo por colocar Influenciadores para cobrir Carnaval

Divisões entre os membros da Liga Árabe foram constantes ao longo das décadas seguintes. Quando o Iraque invadiu o Kuwait, em 1990, vários países deram apoio aos americanos contra o ditador Saddam Hussein. Quando o ditador sírio Bashar Assad começou a…

Revista Cruzoé

 

 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados