Home » MACRS apresenta exposição de novas aquisições do seu acervo

MACRS apresenta exposição de novas aquisições do seu acervo

por Correio do Povo
0 Comente
macrs-apresenta-exposicao-de-novas-aquisicoes-do-seu-acervo

A mostra abre nesta quinta-feira e integra a programação de comemoração dos 32 anos do museu

Fotografia de Rochelle Costi integra o Acervo do MACRS | Foto: Rochelle Costi / Divulgação / CP

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura a exposição “Novas Aquisições: Caminhos do Acervo do MACRS” nesta quinta-feira (4 de abril), às 18h, na Galeria Sotero Cosme, localizada no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O evento faz parte das comemorações dos 32 anos do museu.

Com curadoria de Adriana Boff, Camila Schenkel Monteiro, Daniele Alana, Fernanda Albuquerque, Izis Abreu, Jaqueline Beltrame, Mariane Rotter e Mel Ferrari, membros do Comitê de Acervo e Curadoria do MACRS, a exposição tem como objetivo destacar os critérios que orientam a formação da coleção de um acervo artístico, além de apresentar as recentes aquisições do museu e refletir sobre os desafios enfrentados para desenvolver sua política de aquisições.

A criação do Comitê de Curadoria e Acervo do MACRS em 2022 marcou o início de uma nova abordagem de gestão, com foco na diversidade e representatividade. A exposição procura corrigir desigualdades históricas na coleção, incluindo obras de artistas racializados e fortalecendo a presença de artistas já consolidados. Essas medidas refletem o compromisso do MACRS em promover a diversidade e equidade na valorização da produção artística.

Além disso, a exposição busca estreitar a relação entre o acervo e a programação do museu, visando um crescimento sustentável alinhado com a missão do MACRS de se tornar uma referência em arte contemporânea.

A entrada é gratuita. A mostra estará em exibição até o dia 26 de maio, na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

PROJETO MAIS DIVERSIDADE

O Projeto “Mais Diversidade no Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul” tem como objetivo aumentar a representatividade racial e de gênero no acervo do MACRS, adquirindo 30 obras de arte de diferentes estilos, técnicas e temas, criadas exclusivamente por artistas visuais negros, indígenas e transgênero. Além disso, o projeto inclui a realização de uma exposição com as obras adquiridas e um extenso programa educativo focado no debate e reflexão sobre a importância da diversidade e representatividade racial, de gênero e territorial no acervo do MACRS e no cenário artístico em geral.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados