Home » Mercado eleva previsão para Selic em 2024 e adia novos cortes para 2025, aponta Focus | CNN Brasil

Mercado eleva previsão para Selic em 2024 e adia novos cortes para 2025, aponta Focus | CNN Brasil

por pedroz
0 Comente
mercado-eleva-previsao-para-selic-em-2024-e-adia-novos-cortes-para-2025,-aponta-focus-|-cnn-brasil

Os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) pioraram as expectativas com relação a continuidade do ciclo de cortes dos juros no Brasil. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17), a taxa Selic não deve mais ser reduzida em 2024.

Atualmente, a taxa de juros está em 10,50% ao ano. Segundo o relatório, esse patamar deve permanecer inalterado. No relatório anterior, a instituição trabalhava com uma taxa de 10,25% em 2024.

O pessimismo com uma política monetária mais frouxa ocorre na esteira de ações do governo que pioraram a percepção com a agenda de compromisso fiscal e o corte de gastos. Na semana passada, a Medida Provisória (MP) que compensava a desoneração da folha foi devolvida pelo Congresso ao governo.

A oposição do setor produtivo e a pressão por ações que mirem nos gastos públicos aumentaram exponencialmente desde então.

Outro indicador que passou por revisão foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que mede a inflação oficial do país.

Para este ano, a previsão é de que o IPCA tenha uma alta de 3,96%. Na semana anterior, a expectativa era de um avanço de 3,90% para 2024. Enquanto para o ano que vem, a inflação deve subir 3,80%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Já com relação ao dólar, as expectativas também subiram para R$ 5,13. Neste ano, o dólar teve uma forte valorização ante o real, que apresenta o terceiro pior desempenho cambial no mundo, de acordo com um levantamento da TradeMap para a CNN. A pesquisa considerou 20 moedas globais.

Sobre o crescimento da economia, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano caiu em 0,01 ponto percentual, a 2,08%, e permaneceu em 2,0% para 2025.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Nossa Casa TV © Todos direitos reservados