Após 17 anos, Santos reencontra o estádio do Palmeiras como mandante
A última vez que o Peixe foi mandante no estádio ocorreu em 2007, no antigo Palestra Itália, antes da reforma Vai vencer no comando do estádio? Depois d...

A última vez que o Peixe foi mandante no estádio ocorreu em 2007, no antigo Palestra Itália, antes da reforma
Vai vencer no comando do estádio?
Depois de 17 anos, o Santos voltará a atuar como mandante no estádio do Palmeiras. A partida está marcada para esta segunda-feira (12), às 20h, contra o Ceará, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Betano. O jogo, que seria disputado na Vila Belmiro, acontecerá no Allianz Parque.
Será a primeira vez que o Santos exercerá seu mando de campo na moderna arena palmeirense. Ao todo, essa será a 51ª vez que o clube jogará no local sem enfrentar o time da casa, o Palmeiras.
A história do clube com o estádio
A história do Santos nesse estádio remonta ao ano de 1913, quando ainda era chamado de Parque Antártica. O primeiro confronto do Peixe no campo foi diante do Corinthians, válido pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória santista por 6 a 3.
Quatro anos depois, em 1917, o Santos voltou ao estádio para enfrentar novamente o Corinthians e saiu vitorioso por 3 a 2. Em 1920, o Palmeiras comprou oficialmente o terreno e passou a administrá-lo.
Mesmo com a posse palmeirense, o Santos retornou ao estádio em outras 48 ocasiões em que o adversário não era o Palmeiras. Dessas, 33 vezes atuou como mandante e 15 como visitante, reforçando sua longa relação com o campo alviverde.
SP – SAO PAULO – 16/08/2023 – COPA DO BRASIL 2023, SAO PAULO X CORINTHIANS – Vanderlei Luxemburgo tecnico do Corinthians durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Copa do Brasil 2023. Foto: Marcello Zambrana/AGIFÚltima vez que o clube foi mandante foi em 2007
A última vez que o Peixe foi mandante no estádio ocorreu em 2007, no antigo Palestra Itália, antes da reforma. Naquele jogo, comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Santos venceu o Rio Claro por 2 a 1, com gols de Marcos Aurélio e Rodrigo Tiuí, diante de mais de 13 mil torcedores.
Além desse duelo, o Santos mandou outras três partidas no estádio neste século: contra o Marília, em 2004 (Paulistão), contra o Cruzeiro, em 2005 (Brasileirão), e diante do Grêmio Barueri, em 2007 (Paulistão). Em todos esses jogos, o time saiu vitorioso.
Com o jogo contra o Ceará, o clube praiano reencontra o palco alviverde como mandante, encerrando um hiato de quase duas décadas. Será um reencontro histórico entre o Santos e um estádio que faz parte de sua trajetória centenária no futebol paulista e nacional.