cover
Tocando Agora:

Bap detalha compromisso financeiro e risco de vexame como essencial para mudar planos do Flamengo no Cariocão

Presidente do Mengão causou polêmica ao interferir no departamento de futebol, mas detalhou nuances de bastidores que nortearam sua decisão O Flamengo estre...

Bap detalha compromisso financeiro e risco de vexame como essencial para mudar planos do Flamengo no Cariocão
Bap detalha compromisso financeiro e risco de vexame como essencial para mudar planos do Flamengo no Cariocão (Foto: Reprodução)

Presidente do Mengão causou polêmica ao interferir no departamento de futebol, mas detalhou nuances de bastidores que nortearam sua decisão

O Flamengo estreia no Brasileirão nesta quarta-feira (28), no duelo diante do São Paulo, no Morumbis. Porém, o alerta na Gávea foca a situação complicada no Campeonato Carioca, já que o Rubro-Negro está na penúltima colocação do Grupo B. O problema fez com que o clube mudasse seus planos de jogar com uma equipe reserva, lançando mão do sub-20. A alteração dos planos teve explicação enfática do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

Bap exigiu o retorno dos titulares logo no clássico contra o Vasco. Desde então, a equipe principal comandada por Filipe Luís está sendo escalada. Em entrevista à TNT Sports, o presidente detalhou que sua interferência se deu por uma série de fatores, do financeiro ao risco de um vexame sem precedentes na história do clube. O mandatário do Mais Querido falou sobre a decisão que tomou.

“O Flamengo fatura, entre patrocínio e direitos de transmissão, R$ 950 milhões por ano. Nós temos a obrigação com os patrocinadores e torcedores que colocam dinheiro no CRF. Nunca é uma coisa só”, iniciou o presidente.

“Tem todas as variáveis que são de dentro de campo, mas tem outras importantes. Eu, como presidente, não posso me eximir de dar uma opinião. O Flamengo não pode disputar um torneio para não cair no Carioca”, cravou Bap.

Bap entra em detahes sobre mudança dos planos

Além das questões de compromisso, Bap comentou sobre como a medida foi fundamental para evitar danos maiores: “A composição dos resultados nos deixou em uma situação delicadíssima contra o Vasco. Eu não vou definir quem vai entrar, mas disse que tínhamos que entrar com um time para reverter a situação e que não permita que fiquemos na situação vexatória”.

Filipe Luís foi acionado pelo presidente antes do previsto – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF.

“O Flamengo voltou de férias dia 12, tem time que voltou dia 2. Tínhamos confiança no que fizemos. Mas as circunstâncias… Temos que estar preparados para ser flexíveis”, acrescentou.

Qual era a projeção que precisou ser alterada?

A ideia era usar o time sub-20 na primeira fase do Carioca. Porém, em três rodadas, os garotos fizeram apenas um ponto. Desse modo, Bap entrou em cena e conversou com o departamento de futebol para que o elenco profissional retornasse.

Já com Filipe Luís no comando, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0. No entanto, na rodada seguinte, o Mengão acabou superado por 2 a 1 pelo Fluminense.