cover
Tocando Agora:

Botafogo encara Estudiantes e busca melhorar retrospecto recentes contra argentinos no Rio de Janeiro

Com a sobrevivência em jogo, Glorioso aposta no apoio da torcida no Nílton Santos Botafogo recebe o Estudiantes no Estádio Nílton Santos Após a express...

Botafogo encara Estudiantes e busca melhorar retrospecto recentes contra argentinos no Rio de Janeiro
Botafogo encara Estudiantes e busca melhorar retrospecto recentes contra argentinos no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Com a sobrevivência em jogo, Glorioso aposta no apoio da torcida no Nílton Santos

Botafogo recebe o Estudiantes no Estádio Nílton Santos

Após a expressiva vitória sobre o Internacional, o Botafogo volta suas atenções para o confronto contra o Estudiantes, da Argentina, nesta quarta-feira (14), às 21h30, válido pela quinta rodada do Grupo A da Copa Libertadores. O duelo será realizado no Estádio Nilton Santos e tem grande peso para o futuro do Alvinegro na competição.

Na terceira colocação da chave, com seis pontos, o Fogão está atrás do Estudiantes, que lidera com nove, e da Universidad de Chile, que soma sete pontos. Um triunfo diante dos argentinos recoloca o Glorioso na disputa por uma vaga nas oitavas de final. Em caso de derrota, combinada com vitória dos chilenos, o time do Rio de Janeiro será eliminado antecipadamente.

Para vencer o Estudiantes, o Fogão terá de superar um histórico recente que tem sido equilibrado diante dos argentinos. Nas últimas cinco vezes em que o Botafogo jogou como mandante contra times da Argentina, foram duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Última vitória em casa contra argentinos foi em 2019

As vitórias no período foram justamente contra o Estudiantes e diante do Defensa y Justicia. Pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, o Fogão venceu o Estudiantes por 2 a 1, com gols de Roger e Rodrigo Pimpão. Já o triunfo diante do Defensa foi pela Copa Sul-Americana de 2019, com vitória por 1 a 0, gol de Erik.

Racing foi campeão ao vencer o Botafogo no Rio de Janeiro Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Na Copa Sul-Americana de 2023, foram dois jogos e dois empates do Glorioso em casa contra os argentinos. Diante do Patronato, no play-off, a partida terminou 1 a 1, com gol de Luiz Henrique. Já nas quartas de final, diante do Defensa y Justicia, empate em 1 a 1, com gol de Gabriel Pires — resultado que eliminou o Glorioso após derrota na Argentina.

Por fim, o último jogo do Botafogo em casa contra argentinos foi em fevereiro, diante do Racing, pelo segundo jogo da decisão da Recopa Sul-Americana de 2025. Após derrota na Argentina por 2 a 0, o Glorioso voltou a ser derrotado por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato continental.

Glorioso derrotou o Estudiantes em 2017

Botafogo e Estudiantes se enfrentam pela terceira vez no Rio de Janeiro. Nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2008, as equipes empataram em 2 a 2, com os argentinos se beneficiando da vitória no primeiro jogo. Já no citado confronto pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, o Fogão venceu por 2 a 1.