cover
Tocando Agora:

CBF busca antecipar VAR semiautomático e arbitragem profissional para a temporada de 2026 

A última temporada foi marcada por diversas polêmicas de arbitragem, o que fez a diretoria buscar antecipar a implementação de uma arbitragem mais profissio...

CBF busca antecipar VAR semiautomático e arbitragem profissional para a temporada de 2026 
CBF busca antecipar VAR semiautomático e arbitragem profissional para a temporada de 2026  (Foto: Reprodução)

A última temporada foi marcada por diversas polêmicas de arbitragem, o que fez a diretoria buscar antecipar a implementação de uma arbitragem mais profissional

Na última temporada, a arbitragem enfrentou diversos problemas que acabaram prejudicando algumas partidas e colocando em dúvida a credibilidade da organização. Pensando nisso a CBF deseja transformar esse cenário em 2026.

Para isso, a entidade está focada em dois projetos principais relacionados à arbitragem, especialmente voltados para o Campeonato Brasileiro. São eles: a instalação do VAR semiautomático para impedimentos e a formação de um quadro de árbitros profissionais, conforme informações do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL Esportes.

Porém, a realidade não é tão simples quanto parece, pois há desafios a serem superados. O novo sistema de vídeo será utilizado apenas na Série A neste momento. A decisão sobre as mudanças na arbitragem será tomada em uma reunião agendada para o dia 20 de janeiro.

Será que essa é a melhor solução?

Na ocasião, a CBF apresentará ao Grupo de Trabalho as novidades planejadas para a temporada de 2026. Além dos projetos já definidos, a entidade também ouvirá sugestões com o objetivo de aprimorar ainda mais a arbitragem.

Samir Xaud presidente da CBF – Foto: Buda Mendes/Getty Images

Os clubes terão a oportunidade de contribuir com ideias sobre o projeto de arbitragem, que será divulgado no final de janeiro ou no começo de fevereiro. Esse período coincide com o início do Brasileirão, cuja primeira rodada está marcada para 29 de janeiro.

E já há uma data prevista para estreia?

A CBF tem trabalhado em parceria com a empresa Genius para implementar o VAR semiautomático nos estádios da Série A. Esse projeto começou em dezembro e deve ser concluído até o final do mês.

Embora compreendam as dificuldades de deixar tudo pronto antes da primeira rodada, internamente eles estão tranquilos caso o sistema comece a funcionar ao longo do campeonato, até março.