cover
Tocando Agora:

Corinthians disputará sua 15ª final nacional na história e tenta obter desempenho positivo em decisões

Histórico equilibrado coloca o Timão diante de mais um capítulo decisivo Após a histórica e emocionante classificação nos pênaltis, o Corinthians volta...

Corinthians disputará sua 15ª final nacional na história e tenta obter desempenho positivo em decisões
Corinthians disputará sua 15ª final nacional na história e tenta obter desempenho positivo em decisões (Foto: Reprodução)

Histórico equilibrado coloca o Timão diante de mais um capítulo decisivo

Após a histórica e emocionante classificação nos pênaltis, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (17), às 21h30, para enfrentar o Vasco, na Neo Química Arena, pelo primeiro jogo da decisão da Copa Betano do Brasil.

Para chegar à final, o Timão, que entrou na terceira fase, passou por Novorizontino-SP, Palmeiras, Athletico Paranaense e Cruzeiro. Já o Cruzmaltino eliminou União Rondonópolis-MT, Nova Iguaçu-RJ, Operário-PR, CSA-AL, Botafogo e Fluminense.

Além de buscar sua quarta Copa Betano do Brasil e igualar o rival Palmeiras na lista de maiores campeões, o Timão terá um desempate histórico, já que disputa sua décima quinta decisão nacional, com sete títulos e sete vices, somando exatos 50% de aproveitamento.

Timão foi campeão nacional pela primeira vez em 1990

As primeiras finais do Timão foram no Brasileirão Betano, sendo vice em 1976, ao perder para o Internacional, e campeão nacional pela primeira vez em 1990, ao derrotar o rival São Paulo. Em 1991, o Alvinegro conquistou sua primeira Supercopa do Brasil, ao vencer o Flamengo por 1 a 0. Em 1994, o Timão foi vice no Brasileirão para o rival Palmeiras.

Em 1995, o Corinthians conquistou sua primeira Copa Betano do Brasil, após duas vitórias diante do Grêmio. No fim do século, o Timão foi bicampeão brasileiro, ao derrotar os mineiros Cruzeiro e Atlético Mineiro nas edições de 1998 e 1999, respectivamente.

Corinthians de Renato Augusto foi derrotado pelo Flamengo na decisão da Copa do Brasil de 2022 Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Já no século 21, o Timão foi vice-campeão da Copa Betano do Brasil de 2001, com revés para o Grêmio em pleno MorumBIS. Em 2002, foram duas decisões nacionais: na Copa do Brasil, título diante do Brasiliense; já no Brasileirão, a última edição antes dos pontos corridos, vice para o rival Santos.

Última final do Corinthians foi a Copa do Brasil de 2022

Logo após retornar da segunda divisão, o Alvinegro chegou a duas decisões seguidas da Copa do Brasil. Em 2008, os paulistas foram derrotados pelo Sport em razão do gol marcado fora de casa. Já em 2009, veio o tricampeonato diante do Internacional, em Porto Alegre.

Por fim, as duas decisões mais recentes do Timão foram na Copa do Brasil, sendo que em ambas a torcida ficou com um sentimento amargo. Em 2018, duas derrotas para o Cruzeiro, com o segundo jogo na Neo Química Arena. Já em 2022, derrota nos pênaltis para o Flamengo, no Maracanã.