Coutinho, camisa 10 do Vasco, atinge número recorde de jogos numa mesma temporada
Apesar da atuação discreta ofensivamente, o jogador, de 33 anos, foi elogiado pelo técnico Fernando Diniz Philippe Coutinho não teve uma atuação ofensiva...
Apesar da atuação discreta ofensivamente, o jogador, de 33 anos, foi elogiado pelo técnico Fernando Diniz
Philippe Coutinho não teve uma atuação ofensiva de destaque no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. Ainda assim, o meia do Vasco foi bastante elogiado por Fernando Diniz.
Para o treinador, o comprometimento de Coutinho foi determinante para que o Vasco não sofresse gols fora de casa. Ao lado de Rayan, o experiente jogador ajudou a neutralizar as principais ações do Corinthians, mantendo o empate em 0 a 0 e deixando o Cruz-maltino a uma vitória simples do título.
Coutinho permaneceu em campo até os 43 minutos do 2º tempo, quando deixou o gramado visivelmente exausto. O desgaste chamou atenção, mas tem explicação clara: aos 33 anos, o meia vive a temporada mais intensa da carreira em número de jogos.
Recorde pessoal e elogios de Diniz
Contra o Corinthians, Coutinho chegou a 55 partidas disputadas em 2025, estabelecendo um recorde pessoal. Caso seja utilizado no jogo da volta, no domingo, alcançará 56 jogos, superando a temporada 2018/19, quando atuou 54 vezes pelo Barcelona.
Na entrevista coletiva, Fernando Diniz destacou de forma enfática o comportamento defensivo da equipe e apontou o camisa 10 como peça central nesse funcionamento.
“O time talvez tenha sido, defensivamente, a melhor partida do Vasco sob o meu comando. Alguns jogadores se sacrificaram muito, como o Coutinho e o Rayan”, afirmou Diniz. Em seguida, reforçou: “Se eles não ajudam, sobrecarrega os volantes. Como houve muita ajuda, apareceu a qualidade de marcação”.
Coutinho durante partida contra o Corinthians. Foto: Fabio Giannelli/AGIFDecisão aberta no Maracanã
Coutinho finalizou apenas duas vezes, ambas bloqueadas pela defesa adversária e sem perigo ao gol. Em uma delas, porém, chamou atenção pelo giro rápido sobre a marcação para criar espaço na entrada da área.
Com o empate sem gols fora de casa, o Vasco de Coutinho está a uma vitória simples de conquistar a Copa do Brasil de 2025. A partida decisiva contra o Corinthians será disputada no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã.