cover
Tocando Agora:

Fábio inicia 30ª temporada de sua carreira aos 45 anos, sendo a quinta pelo Fluminense

Goleiro, que é o jogador com mais partidas na história do futebol, segue em alto nível e empilhando recordes Na última quinta-feira (22), na partida entre ...

Fábio inicia 30ª temporada de sua carreira aos 45 anos, sendo a quinta pelo Fluminense
Fábio inicia 30ª temporada de sua carreira aos 45 anos, sendo a quinta pelo Fluminense (Foto: Reprodução)

Goleiro, que é o jogador com mais partidas na história do futebol, segue em alto nível e empilhando recordes

Na última quinta-feira (22), na partida entre Fluminense e Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, o goleiro Fábio iniciou oficialmente a 30ª temporada como jogador profissional. Aos 45 anos, ele começa mais um ano no futebol, o quinto vestindo a camisa tricolor. Embora o Flu já tivesse estreado em 2026, foi nessa partida que o elenco principal entrou em campo.

Dos 30 anos como profissional, Fábio construiu uma trajetória marcante em clubes tradicionais do futebol brasileiro, com passagens por Cruzeiro e Vasco, além do atual vínculo com o Fluminense.

No entanto, foi no União Bandeirante, do Paraná, que o goleiro recebeu sua primeira oportunidade como profissional, em 1997. Revelado pelas categorias de base, ele ascendeu ao time principal do clube extinto e iniciou ali uma caminhada que o levaria ao topo do futebol mundial em número de partidas.

Do início modesto à consolidação nacional

Fábio permaneceu no União Bandeirante entre 1997 e 1999, com um breve empréstimo ao Atlético-PR em 1998, período em que não chegou a atuar. Em 2000, foi contratado pelo Vasco, vivendo também um empréstimo ao Cruzeiro, mas sem entrar em campo naquela temporada específica.

A partir de 2001, o goleiro se firmou no Vasco, onde atuou até 2004 e começou a ganhar projeção nacional. No ano seguinte, iniciou uma das passagens mais longas e emblemáticas de sua carreira, ao chegar ao Cruzeiro, clube que defendeu de 2005 até 2021.

Foram 17 temporadas consecutivas pela Raposa, com recordes, títulos e regularidade impressionante. Em 2022, Fábio iniciou um novo capítulo ao acertar com o Fluminense, clube que defende em 2026 e onde segue escrevendo capítulos importantes de sua história no futebol brasileiro.

Fábio durante partida pelo Fluminense. Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Recordes que eternizam uma carreira histórica

Fábio é o jogador com mais partidas na história do futebol, além de ser o atleta que mais disputou edições e jogos da Série A do Brasileirão. Também se tornou o mais velho a atuar oficialmente pelo Fluminense e o mais velho campeão pelo clube.

Também é o brasileiro com mais partidas na Libertadores, o segundo jogador com mais jogos na competição e o mais velho a disputar uma semifinal de Mundial. Pelo Cruzeiro, soma 976 jogos, consolidando-se como um dos maiores goleiros de todos os tempos.