Fifa confirma data e local do sorteio dos grupos da Copa de 2026
A 23ª edição da Copa será a primeira da história com 48 participantes, distribuídas entre Estados Unidos, Canadá e México Com o ano de 2025 na reta fin...
A 23ª edição da Copa será a primeira da história com 48 participantes, distribuídas entre Estados Unidos, Canadá e México
Com o ano de 2025 na reta final, a Copa do Mundo de 2026 se aproxima rapidamente, e o caminho das seleções começa a ganhar forma. Até agora, 42 das 48 vagas já estão preenchidas, restando apenas seis lugares, que serão definidos pela repescagem internacional cujo chaveamento foi sorteado na última quinta-feira (20).
Com a repescagem encaminhada, o próximo passo será o sorteio oficial da fase de grupos, quando as seleções já garantidas no Mundial finalmente conhecerão seus primeiros adversários.
Quando será o sorteio da Copa do Mundo de 2026?
A definição dos 12 grupos da Copa de 2026 acontecerá no dia 5 de dezembro, às 14h (de Brasília), em um evento especial no Kennedy Center, em Washington D.C., nos Estados Unidos.
A confirmação da data, horário e local foi feita pelo presidente norte-americano Donald Trump, ao lado de Gianni Infantino, em coletiva realizada na Casa Branca. O anúncio marcou oficialmente a contagem regressiva para a maior Copa da história.
Como vai funcionar o sorteio?
A cerimônia de dezembro organizará as 48 seleções em 12 grupos com quatro equipes cada.O avanço para o mata-mata seguirá o novo formato:
Se classificam os dois primeiros de cada grupoAvançam também os oito melhores terceiros colocados, formando as 32 seleções da fase eliminatóriaO Pote 1, dos cabeças de chave, será composto pelos três países-sede, Estados Unidos, México e Canadá, e as nove seleções mais bem ranqueadas pela Fifa, grupo que inclui o Brasil.
Quando será a Copa do Mundo de 2026?
A 23ª edição da Copa será a primeira da história com 48 participantes, distribuídas entre Estados Unidos, Canadá e México.
Início: 11 de junho de 2026Estreia: Estádio Azteca, na Cidade do MéxicoFinal: 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova York — palco da decisão do Mundial de Clubes entre Chelsea e PSG Wesley jogador do Brasil durante a partida contra o Chile no Maracana no Rio de Janeiro (RJ), pelas Eliminatorias da Copa do Mundo 2026. Foto: Marlon Costa/AGIFEUA é o país com o maior número de estádios participantes
Os Estados Unidos serão o país com maior número de estádios participantes, totalizando 11 arenas, cinco delas utilizadas no Mundial de Clubes deste ano. O México terá três estádios, incluindo o histórico Estádio Azteca, enquanto o Canadá contará com dois.