cover
Tocando Agora:

Filipe Luís perde quase metade da minutagem na lateral no Flamengo após saída precoce de Viña

Com Alex Sandro e Ayrton Lucas tendo limitações, Filipe Luís precisa improvisar e perde segurança sem ter lateral-esquerdo de origem no Flamengo O planejam...

Filipe Luís perde quase metade da minutagem na lateral no Flamengo após saída precoce de Viña
Filipe Luís perde quase metade da minutagem na lateral no Flamengo após saída precoce de Viña (Foto: Reprodução)

Com Alex Sandro e Ayrton Lucas tendo limitações, Filipe Luís precisa improvisar e perde segurança sem ter lateral-esquerdo de origem no Flamengo

O planejamento do Flamengo em relação à lateral-esquerda vem sendo questionado neste início de temporada. Com Ayrton Lucas ainda se recuperando de uma problema muscular e Alex Sandro com limitações de minutagem, Filipe Luís precisou improvisar nos clássicos contra Vasco e Fluminense.

Na prática, o Flamengo registrou uma perda de 44% de presença de laterais de ofício nos 180 minutos nestes confrontos. E isso vai de encontro com a saída de Viña, que mesmo com as dúvidas sobre a sua forma física, atuou por 90 minutos na vitória do River Plate no Campeonato Argentino, no último sábado (24).

Com a saída precoce do uruguaio, o Rubro-Negro abriu mão de um atleta que, em pouco tempo em seu clube novo, mostra estar 100%. Em contrapartida, o técnico Filipe Luís enfrenta um cenário de escassez no setor neste começo de temporada.

Situação dos laterais do Flamengo preocupa

Atualmente, o titular Ayrton Lucas segue entregue ao departamento médico, enquanto Alex Sandro, ainda em busca do ritmo ideal, somou apenas 100 minutos nos dois primeiros jogos da temporada, sendo 45 contra o Vasco e mais 55 na derrota para o Fluminense.

Com uma lacuna de quase 50%, o treinador precisou improvisar Varela no setor por cerca de 35 minutos no Fla-Flu. Além disso, o jovem Daniel Sales, também lateral-direito, foi deslocado para o lado esquerdo na vitória sobre o rival cruzmaltino.

Viña atuou por 90 minutos em vitória por 1 a 0 sobre o Barracas Central. Foto: Marcelo Endelli/Getty Images.

Dessa forma, o contraste físico entre a saúde de Viña no River e a fragilidade de condições do setor neste início de temporada, evidencia um risco assumido pela diretoria que sobrecarrega o sistema defensivo e limita as opções.

Decisão sobre quem joga contra o São Paulo

Deixando o Campeonato Carioca um pouco de lado, o Flamengo estreia no Brasileirão nesta quarta-feira (28), às 21h30, contra o São Paulo. No Morumbis, Filipe Luís deve novamente utilizar Alex Sandro e Varela na esquerda, com cada um jogando um tempo.

Após a derrota para o Fluminense, Filipe Luís deixou claro a preocupação com a capacidade física dos seus atletas. “A condição física a gente vai ganhando competindo, ganhando minutos. […] Esperamos chegar contra o São Paulo com o maior número de jogadores perfeitos fisicamente“, comentou.