cover
Tocando Agora:

Flamengo é o único time brasileiro a ter jogadores marcando gols em três Copas seguidas

O equatoriano Gonzalo Plata repetiu o feito de Arrascaeta e Paolo Guerrero em edições anteriores da Copa do Mundo Com o gol de Gonzalo Plata na vitória do Eq...

Flamengo é o único time brasileiro a ter jogadores marcando gols em três Copas seguidas
Flamengo é o único time brasileiro a ter jogadores marcando gols em três Copas seguidas (Foto: Reprodução)

O equatoriano Gonzalo Plata repetiu o feito de Arrascaeta e Paolo Guerrero em edições anteriores da Copa do Mundo

Com o gol de Gonzalo Plata na vitória do Equador sobre a Alemanha, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o Flamengo passou a ter jogadores balançando as redes em três edições consecutivas da competição.

A sequência começou na Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, o atacante Paolo Guerrero marcou um dos gols da vitória do Peru por 2 a 0 sobre a Austrália, na última rodada da fase de grupos, garantindo o único triunfo da seleção peruana naquela edição.

Apesar do gol de Guerrero, o Peru não conseguiu avançar para a fase eliminatória. A equipe foi derrotada pela Dinamarca por 1 a 0 e voltou a perder pelo mesmo placar para a França. Com a vitória sobre os australianos, encerrou sua participação na terceira colocação do Grupo C.

Arrascaeta marcou dois gols em 2022 pelo Uruguai

Quatro anos depois, na Copa do Mundo do Catar, outro jogador rubro-negro assumiu o protagonismo. Giorgian De Arrascaeta marcou os dois gols da vitória do Uruguai por 2 a 0 sobre Gana, em partida válida pela última rodada da fase de grupos.

No entanto, assim como ocorreu com Guerrero em 2018, o desempenho individual de Arrascaeta não foi suficiente para garantir a classificação. O Uruguai empatou com a Coreia do Sul, perdeu para Portugal e venceu Gana, mas terminou na terceira posição do Grupo H, ficando fora do mata-mata.

Agora, na Copa do Mundo de 2026, Gonzalo Plata entrou definitivamente para essa lista. O atacante marcou o gol da vitória do Equador por 2 a 1 sobre a Alemanha, em uma virada histórica que garantiu a classificação da equipe como uma das melhores terceiras colocadas.

Flamengo se prepara para retomada da temporada

Enquanto seus atletas seguem em destaque no cenário internacional, o elenco principal do Flamengo já retomou as atividades no CT Ninho do Urubu. O grupo se reapresentou no último dia 19 de junho, após o período de férias durante a disputa da Copa do Mundo.

Antes da retomada das competições oficiais, o Rubro-Negro disputará três amistosos internacionais. A equipe enfrentará o River Plate no dia 3 de julho, o Lausanne-Sport em 8 de julho e encerrará a preparação diante do Benfica, no Troféu do Algarve, em 11 de julho.