cover
Tocando Agora:

Flamengo enfrenta o Madureira pela semifinal do Cariocão e defende uma invencibilidade de quase 20 anos

Equipes começam a decidir vaga na final do Estadual e Rubro-Negro deve mandar a campo uma equipe alternativa O Flamengo dá o pontapé inicial na semifinal do...

Flamengo enfrenta o Madureira pela semifinal do Cariocão e defende uma invencibilidade de quase 20 anos
Flamengo enfrenta o Madureira pela semifinal do Cariocão e defende uma invencibilidade de quase 20 anos (Foto: Reprodução)

Equipes começam a decidir vaga na final do Estadual e Rubro-Negro deve mandar a campo uma equipe alternativa

O Flamengo dá o pontapé inicial na semifinal do Campeonato Carioca neste domingo (22), diante do Madureira. A partida acontece às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã, palco tradicional das decisões estaduais.

Dono de amplo favoritismo, o Rubro-Negro entra em campo sustentando um retrospecto expressivo diante do Tricolor Suburbano. O clube da Gávea não perde para o adversário há quase duas décadas em competições oficiais.

De acordo com dados do site oGol, a última derrota do Flamengo para o Madureira ocorreu em um cenário decisivo. Na ida da final da Taça Guanabara de 2007, o time suburbano venceu por 1 a 0 e surpreendeu o então campeão.

Histórico recente amplia favoritismo rubro-negro

Apesar do tropeço naquele confronto, o Flamengo confirmou a força no jogo de volta. No Maracanã, a equipe reagiu, goleou por 4 a 1 e ficou com o título do primeiro turno estadual.

Desde então, o domínio rubro-negro ficou evidente nos encontros pelo Carioca. Vitórias elásticas marcaram o histórico recente, como o 5 a 1 em 2021 e os dois 4 a 0 aplicados em 2017 e 2018.

No retrospecto geral do confronto, a superioridade também é clara. Ainda de acordo com os dados do oGol, em 131 partidas disputadas, o Flamengo venceu 99 vezes, enquanto o Madureira saiu vencedor em apenas 11 oportunidades, além de 21 empates.

Flamengo e Madureira voltam a se enfrentar pelo Cariocão. Foto: Paulo Sérgio Souza Xavier/AGIF

Pressão, instabilidade e desfalques no Flamengo

Mesmo com números favoráveis, o Flamengo chega pressionado para a semifinal. A equipe vem de derrota para o Lanús, no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, e convive com críticas pelas atuações recentes.

A tendência é de elenco mesclado neste domingo, já que o Rubro-Negro decide a Recopa na próxima quinta-feira, novamente no Maracanã. O técnico Filipe Luís ainda não poderá contar com Jorginho, lesionado. Além dele, Saúl, que realizou cirurgia no calcanhar esquerdo, também está fora.