Fluminense mantém histórico positivo na Sul-Americana
Mesmo sem nunca ter levantado o troféu da Sul-Americana, o Fluminense apresenta um retrospecto sólido no torneio. Flu vem de derrota na Bolívia O Flumine...

Mesmo sem nunca ter levantado o troféu da Sul-Americana, o Fluminense apresenta um retrospecto sólido no torneio.
Flu vem de derrota na Bolívia
O Fluminense entrou em campo na última quinta-feira (8), em La Paz, na Bolívia, para enfrentar o GV San José, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Jogando na altitude, o Tricolor das Laranjeiras acabou sendo derrotado por 1 a 0, resultado que, apesar de negativo, não comprometeu totalmente as chances de classificação para a próxima fase da competição continental.
Fluminense publicou um levantamento
Após o jogo, o próprio Fluminense divulgou um levantamento sobre o desempenho do clube nas edições anteriores da Copa Sul-Americana. O levantamento revela a longa trajetória tricolor no torneio, onde o clube soma 64 jogos, com 30 vitórias, 19 empates e 15 derrotas. No total, a equipe marcou 95 gols e sofreu 57.
O melhor desempenho do Fluminense na competição ocorreu em 2009, quando foi vice-campeão, perdendo a final para a LDU de Quito. Anos depois, em 2018, o clube voltou a ter campanha de destaque, alcançando as semifinais antes de ser eliminado pelo Atlético-PR, que viria a ser o campeão.
Mesmo sem nunca ter levantado o troféu da Sul-Americana, o Fluminense apresenta um retrospecto sólido no torneio. Isso demonstra o peso da camisa tricolor na competição e a capacidade do time de ser competitivo internacionalmente.
Samuel Xavier jogador do Fluminense durante partida contra o San Jose no estádio Maracanã pelo campeonato Copa Sul-americana 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIFFluminense segue vivo na competição
Na edição atual, apesar da derrota para o GV San José, da Bolívia, o Tricolor segue com boas possibilidades de avançar. A equipe ainda disputará dois jogos na fase de grupos e depende apenas de si para garantir a vaga. O próximo compromisso será contra o Unión Española, do Chile, no Maracanã.
Caso vença o jogo diante dos chilenos, o Fluminense poderá se classificar antecipadamente, dependendo do resultado da outra partida do grupo. A expectativa é de casa cheia no Maracanã, com a torcida jogando junto para empurrar o time rumo ao mata-mata da competição continental.
Com um elenco alternando entre competições, e foco também no Brasileirão Betano, o desafio do técnico Renato Gaúcho será manter o equilíbrio do grupo, evitar o desgaste físico e manter o bom desempenho na Sul-Americana.