cover
Tocando Agora:

Gabigol se defende das críticas e afirma que esquema do Cruzeiro não o favoreceu na temporada 2025

Atacante rebate cobranças e aponta modelo de jogo como fator decisivo para rendimento Mesmo surpreendendo no Campeonato Brasileiro e terminando em uma honrosa...

Gabigol se defende das críticas e afirma que esquema do Cruzeiro não o favoreceu na temporada 2025
Gabigol se defende das críticas e afirma que esquema do Cruzeiro não o favoreceu na temporada 2025 (Foto: Reprodução)

Atacante rebate cobranças e aponta modelo de jogo como fator decisivo para rendimento

Mesmo surpreendendo no Campeonato Brasileiro e terminando em uma honrosa terceira posição (atrás apenas de Flamengo e Palmeiras), o ano terminou com gosto amargo para o Cruzeiro, ao ser eliminado na semifinal da Copa do Brasil. O Cabuloso também foi semifinalista do Mineiro e parou na fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Para a temporada 2026, a Raposa disputará a Copa Libertadores pela primeira vez após retornar à primeira divisão. A estreia oficial será no Campeonato Mineiro (título que não vence desde 2019), no qual enfrentará o Pouso Alegre no dia 10 de janeiro (domingo), às 16h30.

Uma das incógnitas para 2026 é a permanência de Gabriel Barbosa, contratado como astro no começo do ano, mas que não teve um desempenho brilhante, recebendo diversas críticas dos torcedores e amargando a reserva na maior parte da temporada.

Gabigol diz que foi preterido por Leonardo Jardim

O atacante se defendeu e falou abertamente sobre seu rendimento ao longo da temporada 2025. Segundo ele, a principal razão foi o esquema adotado por Leonardo Jardim, que não “o beneficiava”. Ao longo da temporada, o treinador português optou, na maioria das partidas, por escalar Kaio Jorge ao lado de Wanderson ou Arroyo no setor ofensivo do Cruzeiro.

“Este foi um ano em que vivi isso (de não me adaptar ao esquema de jogo). Atuávamos em um modelo que não me favorecia. Eu não sou retardado, sei o que acontece dentro de campo”, afirmou em entrevista ao Podpah.

Gabigol foi duramente criticado com a eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil Foto: Gilson Lobo/AGIF

“Eu procurava ajudar da melhor maneira possível. O sistema que utilizávamos funcionava melhor para outros jogadores. Isso não significa que eu não tenha ajudado ou que não tenha me dedicado ao máximo. Também não quer dizer que o Gabigol seja ruim. Não”, completou.

Atacante marcou 13 gols e deu quatro assistências em 2025

Contratado em janeiro como o principal reforço do Cruzeiro, Gabigol encerrou o ano como o vice-artilheiro da equipe, ficando atrás apenas de Kaio Jorge. Em 49 partidas disputadas, o atacante iniciou como titular em 23 oportunidades, marcou 13 gols e deu quatro assistências.

Gabriel foi apontado como o principal vilão da eliminação do clube na Copa do Brasil para o Corinthians. Na ocasião, o atacante entrou exclusivamente para a disputa de pênaltis e perdeu sua cobrança, resultando na virada corintiana e na eliminação cruzeirense.