Grêmio encerra temporada com pior aproveitamento como mandante na década e acende alerta para 2026
Entre tropeços decisivos e desempenho abaixo do esperado, o ambiente na Arena expõe um problema que explodiu em 2025 Grêmio perdeu para o Fluminense em sua ...
Entre tropeços decisivos e desempenho abaixo do esperado, o ambiente na Arena expõe um problema que explodiu em 2025
Grêmio perdeu para o Fluminense em sua Arena
O Grêmio foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1, na última terça-feira (2), na Arena do Grêmio, pela 37ª rodada do Brasileirão Betano. André Henrique marcou para o Imortal, enquanto Yeferson Soteldo (duas vezes) fez os gols dos cariocas.
Com o resultado, o Tricolor de Porto Alegre aparece na décima posição do Brasileirão Betano, com 46 pontos. A distância para o São Paulo (48), atual oitavo colocado, é de dois pontos, sendo que os paulistas ainda jogam na rodada.
A situação do Imortal complica a disputa por uma vaga na próxima Copa Libertadores, já que, se terminar em oitavo lugar (além do Grêmio, outros seis times brigam por essa posição), dependerá que Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa Betano do Brasil. Caso contrário, o oitavo colocado irá para a Copa Sul-Americana.
Grêmio venceu apenas 16 jogos em casa em 2025
Um dos fatores que contribuíram para o Tricolor chegar a esse cenário, não apenas no Brasileirão Betano, mas também em outras competições, é o aproveitamento como mandante, o pior da atual década.
No total, o Grêmio disputou 31 jogos como mandante, com apenas 16 vitórias, nove empates e seis derrotas, registrando 61,29% de aproveitamento. O desempenho é inferior ao de 2021, ano de seu último rebaixamento, quando o Tricolor venceu 21 vezes, empatou sete e perdeu oito diante de sua torcida, alcançando 64,81% de aproveitamento.
Na atual década, o melhor aproveitamento gremista em sua Arena foi em 2022, com 79,01% de rendimento, após 20 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Naquele ano, porém, o Tricolor disputava a Série B do Brasileirão.
Melhor desempenho como mandante foi em 2023
Considerando apenas os anos em que esteve na elite, o melhor desempenho do Grêmio diante de seu torcedor foi em 2023, com 77,08% de aproveitamento, após 23 vitórias (recorde de triunfos como mandante na década), cinco empates e quatro derrotas. Naquela temporada, o Imortal foi campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro.
No Brasileirão Betano, o Tricolor fechará a temporada em casa com nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas, somando 56,14% de aproveitamento, superando o desempenho da temporada passada (2024), quando obteve nove vitórias, dois empates e oito derrotas (50,88% dos pontos).