Lado Direito Imbatível: Todos os Campeões da Libertadores Desde 2019 Vieram do Mesmo Caminho e Flamengo se anima nos bastidores
Flamengo e Palmeiras farão amanhã, a partir das 18h a grande final da Copa Libertadores da América de 2025 Palmeiras x Flamengo fazem a final da Libertador...
Flamengo e Palmeiras farão amanhã, a partir das 18h a grande final da Copa Libertadores da América de 2025
Palmeiras x Flamengo fazem a final da Libertadores
Desde 2019, quando a Conmebol adotou o formato de finais únicas na Copa Libertadores, um padrão curioso e cada vez mais comentado ganhou força: todos os campeões desde então vieram do lado direito do chaveamento. Essa coincidência — ou tendência — tem chamado a atenção de analistas e torcedores, alimentando teorias sobre força das campanhas, caminhos percorridos e até o peso psicológico de estar no “lado vencedor”.
O primeiro campeão dessa era foi o Flamengo de 2019, que fez uma campanha de recuperação, chegou embalado à final em Lima e derrotou o River Plate nos minutos finais com dois gols de Gabigol. O Rubro-Negro iniciou sua trajetória justamente no lado direito, algo que, na época, não tinha relevância estatística, mas que se tornaria tema recorrente nos anos seguintes.
Em 2020 e 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira confirmou o início da tendência. Em ambos os anos, o Verdão caiu novamente no lado direito do mata-mata e terminou levantando o título. Foram campanhas distintas — uma mais dramática, outra mais sólida — mas ambas reforçaram a ideia de que aquele lado do chaveamento começava a acumular campeões de forma consecutiva.
Todos os times campeões da Libertadores desde a 1ª final única saíram pelo lado direito
A sequência seguiu em 2022, quando o Flamengo voltou a conquistar a América. Mais uma vez vindo do lado direito do sorteio, o time comandado por Dorival Júnior fez uma campanha firme e venceu o Athletico-PR na final em Guayaquil. Era o quarto ano seguido em que esse padrão se mantinha, ganhando cada vez mais força entre os torcedores.
Flamengo quer o tetracampeonato da Libertadores — Foto Alexandre LoureiroAGIFJá em 2023, o Fluminense fez história e conquistou sua primeira Libertadores justamente estando no mesmo setor do chaveamento. O time de Fernando Diniz derrotou o Boca Juniors no Maracanã, mantendo viva a curiosa sequência de campeões posicionados à direita no início do mata-mata.
Flamengo está do lado direito do quadrante na Libertadores de 2025
O ano de 2024 reforçou esse roteiro. O Botafogo, que chegou desacreditado por muitos, embalou nos mata-matas, cresceu de produção e também veio pelo lado direito para levantar sua primeira Libertadores. Nesse momento, já eram seis campeões consecutivos surgidos do mesmo lado, transformando o que parecia coincidência em estatística quase mística.
Agora, em 2025, é novamente o Flamengo quem aparece com essa “vantagem histórica”. O Rubro-Negro está mais uma vez no lado direito do chaveamento e encara o Palmeiras na final. Caso vença, além de conquistar o tetracampeonato, o clube manterá vivo o padrão que perdura desde 2019, deixando ainda mais forte a percepção de que, na era das finais únicas, o lado direito virou o caminho dos campeões.