cover
Tocando Agora:

Luís Castro decide voltar ao Brasil para ser rival do Botafogo e treinar o Grêmio

Comandante português quer retornar ao futebol brasileiro na próxima temporada Pressão no Botafogo O desempenho do Botafogo em 2025 ficou bem aquém do qu...

Luís Castro decide voltar ao Brasil para ser rival do Botafogo e treinar o Grêmio
Luís Castro decide voltar ao Brasil para ser rival do Botafogo e treinar o Grêmio (Foto: Reprodução)

Comandante português quer retornar ao futebol brasileiro na próxima temporada

Pressão no Botafogo

O desempenho do Botafogo em 2025 ficou bem aquém do que a torcida esperava, especialmente considerando que o clube conquistara dois títulos importantes em 2024, o Brasileirão e a Libertadores. Ligado a isso, muitos acreditam que o planejamento do Textor deixou a desejar. 

O dono do clube pensou que 2025 seria parecido com o ano anterior, mas sem dar prioridade ao Botafogo para salvar as finanças do Lyon, na França. Como resultado, ele não conseguiu sucesso por lá, foi praticamente afastado da gestão e viu o Fogão enfrentar dificuldades nos campeonatos. 

Mudança de rota para a próxima temporada

Para 2026, há bastante coisa que precisa ser revista. Ainda há dúvidas sobre os reforços, possíveis saídas e até mesmo a permanência do técnico Davide Ancelotti, que não é unanimidade entre os torcedores. 

Falando em treinadores, um que pode estar voltando ao Brasil é Luís Castro. Ele fez um bom trabalho em 2023, mas optou por deixar o clube carioca para trabalhar na Arábia Saudita, o que deixou muita gente no Botafogo insatisfeita e até revoltada. 

Luis Castro, extecnico do Botafogo, no Engenhao, na temporadas de 2022 e 2023. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

O Grêmio estaria negociando com o treinador português, e as conversas parecem estar avançadas. Apesar de tudo, Luís Castro não se considera um traidor por fechar (caso aconteça) com outra equipe brasileira. Para ele e seus apoiadores, é uma postura profissional e algo comum no mundo do futebol aceitar novos desafios, mesmo que seja por outro clube no país. 

Pressão no treinador

O que se sabe é que a pressão sobre Davide Ancelotti será grande em 2026. A torcida do Bota é bastante exigente e espera ver um time forte, capaz de disputar todos os títulos na próxima temporada.