cover
Tocando Agora:

Luís Castro prepara 3 novidades no Grêmio e Tiaguinho, Luis Eduardo e Gabriel Mec vão ter chances em 2026

Técnico português, que acertou com Imortal, costuma dar chances a jovens e 3 guris da base vão ter protagonismo a partir do Estadual Ainda sem anunciar refo...

Luís Castro prepara 3 novidades no Grêmio e Tiaguinho, Luis Eduardo e Gabriel Mec vão ter chances em 2026
Luís Castro prepara 3 novidades no Grêmio e Tiaguinho, Luis Eduardo e Gabriel Mec vão ter chances em 2026 (Foto: Reprodução)

Técnico português, que acertou com Imortal, costuma dar chances a jovens e 3 guris da base vão ter protagonismo a partir do Estadual

Ainda sem anunciar reforços para o elenco principal, o Grêmio começa a desenhar os primeiros movimentos da “era Luís Castro”. O treinador português acertou um contrato válido por duas temporadas.

Mesmo que ainda não tenha desembarcado em Porto Alegre, o luso trabalha nos bastidores com a diretoria para remodelar o grupo a partir de janeiro, tendo o Campeonato Gaúcho de 2026 como laboratório inicial.

Entre ajustes táticos e decisões de elenco, ao menos três mudanças importantes tendem a marcar o início do trabalho do novo comandante tricolor. Como informam a Itatiaia e a GZH, Luís Castro pretende dar chance a 3 jogadores jovens da base: Luis Eduardo, Gabriel Mec e Tiaguinho.

Base mais presente no time principal

Conhecido por valorizar jogadores jovens, Luís Castro deve abrir espaço para promessas formadas no próprio Grêmio. Três nomes despontam com chances reais de integrar o elenco profissional já no Gauchão: Luis Eduardo, Tiaguinho e Gabriel Mec.

Gabriel Mec, meia-atacante de 17 anos, chama atenção pela versatilidade. Atua pelos lados do campo, mas também pode exercer a função central de criação. Preparado desde a metade de 2025 para ganhar minutos no profissional, o jovem despertou o interesse direto de Luís Castro.

Gabriel Mec, Luis Eduardo e Tiaguinho, do Grêmio, a serviço da Seleção Brasileira na base — Foto: Divulgação/CBF

Luis Eduardo e Tiaguinho, por sua vez, são presenças constantes nas seleções brasileiras de base e já foram relacionados por Mano Menezes na última rodada do Brasileirão, na goleada sobre o Sport. Internamente, o clube vê o trio com grande potencial para figurar no time principal ao longo da temporada.

Mais versatilidade e mobilidade no meio-campo

Outra mudança esperada passa pela dinâmica do meio-campo. Luís Castro costuma priorizar jogadores capazes de cumprir mais de uma função, com mobilidade, boa leitura de jogo e intensidade na pressão.

Nesse contexto, Tiaguinho aparece como nome promissor. Destaque da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 do Catar, o meio-campista recebeu uma proposta de 12 milhões de euros no início de dezembro, prontamente recusada pelo Grêmio. A ideia é lapidar o atleta e integrá-lo gradualmente ao elenco principal.

Português costuma dar espaço à base, mas exige intensidade máxima

Luís Castro é conhecido por exigir intensidade, compactação e participação coletiva sem a bola. Assim, além do aprimoramento técnico e tático, os atletas da base precisarão evoluir fisicamente para sustentar uma sequência de jogos no chamado “time de cima”.

O Gauchão surge como ambiente ideal para testes, ajustes e observações, enquanto o treinador molda o grupo que disputará as competições mais exigentes da temporada.