Marçal revela que quer renovar com o Botafogo e expõe seus planos para a aposentadoria
Lateral celebra momento e deixa clara intenção de continuar no Botafogo O Botafogo venceu o Grêmio por 3 a 2 no último sábado e garantiu vaga antecipada n...
Lateral celebra momento e deixa clara intenção de continuar no Botafogo
O Botafogo venceu o Grêmio por 3 a 2 no último sábado e garantiu vaga antecipada na Libertadores de 2026. Um dos nomes da partida foi Marçal, que saiu do banco para marcar o terceiro gol alvinegro e reforçar, logo depois, seu desejo de permanecer no clube e até encerrar a carreira em General Severiano. As conversas para renovação estão em andamento, e o lateral deixou claro como se sente em relação ao Botafogo.
“A diretoria me chamou, explanou o desejo de continuar comigo ano que vem. Obviamente, fico muito feliz. Tô em casa, tenho uma conexão muito forte com o Botafogo, com essa torcida, com essas cores. Então para mim, obviamente, é um prazer poder renovar o contrato com o Botafogo. Tá em processo. Tô esperando cair no meu e-mail para eu “meter” minha digital lá“, disse Marçal, celebrando o momento.
E a aposentadoria?
O lateral, porém, fez questão de deixar claro que a aposentadoria não está próxima. Aos 36 anos, ele ainda se vê competitivo e acredita que consegue entregar rendimento por mais duas temporadas. “Se Deus quiser (encerrar a carreira) no Botafogo, mas não ano que vem. Acho que mais dois aninhos dá para jogar“, completou o camisa 21.
Marçal relembrou também o seu retorno ao clube, já que havia deixado o Botafogo no fim de 2024, após não renovar. Quatro meses depois, foi ele quem procurou John Textor pedindo para voltar, motivado pela ligação afetiva com o clube e o desejo de permanecer morando no Rio de Janeiro. O retorno só foi possível graças a uma negociação envolvendo redução salarial.
Marcal jogador do Botafogo durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIFA vitória sobre o Grêmio representou mais do que três pontos: consolidou um feito histórico. Pela primeira vez, o Botafogo disputará a Libertadores por três anos consecutivos, um marco que reforça o impacto da SAF no clube. “A gente tinha um objetivo. O objetivo foi conquistado. Importante essa classificação, a terceira seguida do clube. A gente sabia que, desde o início da SAF, ia ser um processo duro, difícil. Mas graças a Deus a gente tem conseguido. O Botafogo merece isso“, afirmou Marçal.
O jogador ainda comentou sobre o desempenho do time ao longo da temporada, destacando a consistência mesmo em períodos de turbulência. “Eu fico feliz até quando vocês dizem que é um ano atribulado e a gente conseguiu classificar pra Libertadores com três rodadas de avanço. Quer dizer que o Botafogo está no caminho certo, trabalhando bem. Os últimos três anos foram muito positivos, principalmente (a partir de) a segunda parte de 2022“, analisou.
Para Marçal, a base construída nos últimos anos é um dos motivos para o clube ter alcançado estabilidade. “Ano passado mudou muita gente, mudou muita coisa, mas o DNA está aqui: Barboza, Marlon dentre outros que ficaram do ano passado. O Botafogo é isso. Ano que vem é tentar ter menos surpresas“, concluiu o lateral, já projetando 2026 com confiança.