cover
Tocando Agora:

Martín Anselmi, técnico do Botafogo, tem histórico positivo como treinador em jogos na altitude

Anselmi surge como trunfo do Alvinegro para enfrentar a altitude na busca por vaga na fase de grupos da Libertadores O Botafogo inicia sua caminhada na Liberta...

Martín Anselmi, técnico do Botafogo, tem histórico positivo como treinador em jogos na altitude
Martín Anselmi, técnico do Botafogo, tem histórico positivo como treinador em jogos na altitude (Foto: Reprodução)

Anselmi surge como trunfo do Alvinegro para enfrentar a altitude na busca por vaga na fase de grupos da Libertadores

O Botafogo inicia sua caminhada na Libertadores nesta quarta-feira (18), diante do Nacional Potosí, da Bolívia, pela segunda fase da competição. A estreia acontece em um dos cenários mais desafiadores do continente: a altitude extrema da cidade boliviana.

O confronto será disputado no estádio Víctor Agustín Ugarte, localizado a 3.967 metros acima do nível do mar. Em 2025, o local foi o estádio de maior altitude entre todos os utilizados na Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Campeão continental em 2024, o Botafogo teve trajetória mais curta na edição seguinte e acabou eliminado nas oitavas de final em 2025. Para tentar um caminho diferente em 2026, o clube aposta na chegada de um técnico com vivência no futebol sul-americano.

Experiência no comando técnico vira trunfo alvinegro

Martín Anselmi é o primeiro treinador estrangeiro contratado pela SAF alvinegra com experiência fora do Brasil. Aos 40 anos, o argentino tem carreira recente, mas acumula conquistas importantes no futebol do continente.

À frente do Independiente del Valle, Anselmi conquistou a Copa Sul-Americana de 2022 de forma invicta, de acordo com dados da própria competição, com sete vitórias e três empates. A equipe marcou 17 gols e sofreu apenas três durante a campanha.

O título garantiu vaga na Recopa Sul-Americana de 2023, e o Del Valle venceu o Flamengo no Maracanã para levantar o troféu. Já na Libertadores do mesmo ano, o time equatoriano caiu nas oitavas diante do Deportivo Pereira.

Martín Anselmi no comando do Botafogo no clássico contra o Flamengo, pelo Carioca. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Histórico sólido reforça confiança na estreia

Durante o período em que viveu no Equador, Anselmi teve Quito como base e se acostumou a atuar em condições extremas. Como mandante em jogos na altitude, foram 31 partidas, com 22 vitórias, três empates e cinco derrotas.

Ao todo, de acordo com dados da carreira do treinador, Anselmi soma 91 jogos, com 56 vitórias, 16 empates e 19 derrotas, alcançando 67,4% de aproveitamento. Entre passagens por Del Valle e Cruz Azul, já atuou em 12 cidades com altitude, tendo Quito, a 2.850 metros, como a maior até agora.