cover
Tocando Agora:

Palmeiras é o primeiro time a não finalizar uma bola no gol em toda a final da história da Libertadores

Palmeiras vive uma crise interna nos bastidores após a derrota para o Flamengo por 1 a 0 Palmeiras não fez uma finalização certa na final da Libertadores ...

Palmeiras é o primeiro time a não finalizar uma bola no gol em toda a final da história da Libertadores
Palmeiras é o primeiro time a não finalizar uma bola no gol em toda a final da história da Libertadores (Foto: Reprodução)

Palmeiras vive uma crise interna nos bastidores após a derrota para o Flamengo por 1 a 0

Palmeiras não fez uma finalização certa na final da Libertadores

O Palmeiras entrou para a história de maneira negativa ao se tornar o primeiro time sul-americano a disputar uma final em jogo único sem acertar uma única finalização na meta rival. Na decisão da Libertadores contra o Flamengo, realizada no último sábado, o time alviverde passou todo o confronto sem obrigar o goleiro adversário a fazer qualquer defesa. Os números foram levantados pela empresa de estatísticas Opta.

Um dos lances que gerou debate foi o chute de Vitor Roque já nos instantes finais. A batida foi travada por Danilo aos 43 minutos do segundo tempo e, por isso, não contou como finalização no alvo. Mesmo sendo lembrada como o “quase gol” do zagueiro rubro-negro, a bola nem sequer chegou à direção da meta. Somando todas as tentativas, o Palmeiras finalizou nove vezes: seis tiros saíram pela linha de fundo e outros três foram interceptados pelo sistema defensivo flamenguista.

Do outro lado, o Flamengo produziu um número um pouco maior de arremates. Foram dez chutes ao longo da decisão: seis erraram o gol, um explodiu na trave, um foi bloqueado, outro exigiu intervenção do goleiro, além do lance que resultou no único gol da partida. No geral, os cariocas conseguiram construir oportunidades mais perigosas durante os 90 minutos.

Desempenho ofensivo do Palmeiras foi o pior da história da Libertadores

Um desempenho ofensivo tão baixo como o do Palmeiras é raro até mesmo em torneios onde finais únicas são tradição, como ocorre no futebol europeu. No Velho Continente, a última ocasião em que um finalista terminou sem acertar o gol adversário remonta a 2004. Naquele ano, o Monaco acabou derrotado por 3 a 0 pelo Porto comandado por José Mourinho, com participações decisivas de Deco e Carlos Alberto.

Abel Ferreira vem sendo muito criticado no Palmeiras. Foto: Hector Vivas/Getty Images)

O time francês, treinado por Didier Deschamps, aparece isoladamente nos registros da Opta como o único clube europeu a ter terminado uma final sem qualquer chute na direção da meta rival. A base de dados considera a Liga dos Campeões a partir de 2004, a Liga Europa desde 2009 e a Liga Conferência em sua totalidade. A exceção fica por conta das decisões do Mundial de Clubes.

Palmeiras não finalizou uma bola a gol na final da Libertadores

No caso do torneio intercontinental, a coleta de dados da Opta começa em 2010. E, dentro desse recorte, apenas um time repetiu o cenário de completa ineficiência ofensiva: o Grêmio. Na final de 2017, o clube gaúcho não conseguiu acertar o gol do Real Madrid, que venceu o duelo por 1 a 0 graças a uma cobrança de falta convertida por Cristiano Ronaldo.

O episódio envolvendo o Palmeiras na atual decisão da Libertadores, portanto, o coloca ao lado de raríssimos casos no futebol mundial. Em um jogo de tamanha importância, a ausência total de finalizações certas destaca o tamanho da dificuldade que o time encontrou para superar a marcação rubro-negra e explica, em parte, o resultado do confronto.