Renato Gaúcho ataca gramados sintéticos: “Quem decide isso não sabe o que é futebol”
Fluminense foi derrotado pelo Atlético-MG no Brasileiro Betano Renato Gaúcho volta a falar sobre o gramado sintético O Fluminense saiu derrotado por 3 a ...

Fluminense foi derrotado pelo Atlético-MG no Brasileiro Betano
Renato Gaúcho volta a falar sobre o gramado sintético
O Fluminense saiu derrotado por 3 a 2 diante do Atlético-MG, no último domingo (11), em jogo válido pela 8ª rodada do Brasileirão. A partida marcou a estreia do novo gramado sintético da Arena MRV, em Belo Horizonte, mas o principal destaque pós-jogo foi o desabafo do técnico Renato Gaúcho.
Inconformado com o uso crescente de gramados artificiais no futebol brasileiro, o treinador criticou duramente a iniciativa, alegando que ela pode causar prejuízos técnicos e físicos aos jogadores.
“O clube é obrigado a cuidar do campo, porque ali estão as estrelas, que são os jogadores. Investem caro e depois colocam eles num campo ruim, sintético, para poder lucrar com shows. Só que quem faz isso nunca jogou futebol. Não sabe o quanto isso prejudica o próprio clube”, disse Renato.
Renato diz que o gramado piora o espetáculo
O técnico foi além e afirmou que, do ponto de vista dos atletas, o impacto é claramente negativo: “Se você perguntar aos jogadores, a maioria vai dizer que prefere um campo ruim de grama natural do que um sintético. Campo sintético é ruim em todos os sentidos. (…)
(…) É mais lesivo, afeta o rendimento e piora o espetáculo. Mas, infelizmente, quem decide isso não entra em campo.” A Arena MRV passou por reformas recentes e recebeu um novo piso sintético ao custo de aproximadamente R$ 12 milhões, com a promessa de receber também grandes eventos, como shows.
Apesar dos investimentos, o modelo segue sendo alvo de críticas por parte de jogadores e técnicos. Com a derrota, o Fluminense está na 5ª colocação na tabela de classificação.
Fluminense enfrenta o Unión Española pela Sul-Americana
O Fluminense volta aos gramados na próxima quarta-feira (14), para enfrentar o Unión Española pela Copa Sul-Americana. O confronto acontecerá no Maracanã, às 19h (horário de Brasília).
No Campeonato Brasileiro Betano, o Tricolor das Laranjeiras volta aos gramados no domingo (18), às 18h (horário de Brasília), para enfrentar o Juventude pela 9ª rodada do torneio.