Roger Machado entra em ranking de treinadores do futebol brasileiro que estão mais tempo em seus clubes
Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o an...

Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o ano passado
O treinador está presente em uma lista com onze nomes
Um levantamento recente e curioso sobre o cenário do futebol brasileiro trouxe à tona o nome de Roger Machado. A pesquisa, feita após o encerramento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Betano, que teve dois jogos adiados, mostra a sobre a longevidade dos técnicos no comando das equipes nacionais.
Na noite de sábado, o Internacional bateu o Vitória por 1 a 0, resultado que tirou o time gaúcho da zona de rebaixamento. Com o triunfo, o Colorado passou a ocupar a 13ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão.
Rodada causou a demissão de um novo treinador
Apesar disso, a disputa contra o rebaixamento segue intensa. E como tem sido comum no campeonato, a pressão por resultados acabou culminando em mais uma troca de comando técnico nesta edição da Série A.
Dessa vez, quem não resistiu foi o argentino Juan Pablo Vojvoda. Com apenas 10 pontos somados e ocupando a penúltima posição na tabela, o Fortaleza optou por encerrar o ciclo do treinador após a derrota no clássico contra o Ceará.
Vojvoda era, até então, um dos técnicos com maior tempo de trabalho ininterrupto no futebol brasileiro. Sua saída reforça o padrão de instabilidade que afeta a maioria dos treinadores no país, independentemente dos resultados obtidos no passado.
RS – PORTO ALEGRE – 05/11/2024 – BRASILEIRO A 2024, INTERNACIONAL X CRICIUMA – Roger Machado tecnico do Internacional durante partida contra o Criciuma no estadio Beira-Rio pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Maxi Franzoi/AGIFConfira a pesquisa feita dos treinadores brasileiros
Com esse contexto, o portal “GE”, por meio do quadro “Gato Mestre”, divulgou um estudo que evidencia quantos técnicos ainda resistem à dança das cadeiras nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro Betano.
Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o ano passado. Roger Machado, que assumiu o Internacional após a saída de Eduardo Coudet em 2024, aparece nessa lista e ocupa a oitava posição no ranking de longevidade.
Na liderança isolada está Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde novembro de 2020. Ele é seguido por nomes como Jorge Castilho (Maringá), Rogério Ceni (Bahia) e Fernando Seabra (Red Bull Bragantino). A lista ainda inclui os técnicos: Rogério Corrêa, Ricardo Catalá, Hino Magalhães, Léo Condé, Gilmar Dal Pozzo, Filipe Luís e o próprio Roger Machado.