cover
Tocando Agora:

Roger Machado entra em ranking de treinadores do futebol brasileiro que estão mais tempo em seus clubes

Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o an...

Roger Machado entra em ranking de treinadores do futebol brasileiro que estão mais tempo em seus clubes
Roger Machado entra em ranking de treinadores do futebol brasileiro que estão mais tempo em seus clubes (Foto: Reprodução)

Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o ano passado

O treinador está presente em uma lista com onze nomes

Um levantamento recente e curioso sobre o cenário do futebol brasileiro trouxe à tona o nome de Roger Machado. A pesquisa, feita após o encerramento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Betano, que teve dois jogos adiados, mostra a sobre a longevidade dos técnicos no comando das equipes nacionais.

Na noite de sábado, o Internacional bateu o Vitória por 1 a 0, resultado que tirou o time gaúcho da zona de rebaixamento. Com o triunfo, o Colorado passou a ocupar a 13ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão.

Rodada causou a demissão de um novo treinador

Apesar disso, a disputa contra o rebaixamento segue intensa. E como tem sido comum no campeonato, a pressão por resultados acabou culminando em mais uma troca de comando técnico nesta edição da Série A.

Dessa vez, quem não resistiu foi o argentino Juan Pablo Vojvoda. Com apenas 10 pontos somados e ocupando a penúltima posição na tabela, o Fortaleza optou por encerrar o ciclo do treinador após a derrota no clássico contra o Ceará.

Vojvoda era, até então, um dos técnicos com maior tempo de trabalho ininterrupto no futebol brasileiro. Sua saída reforça o padrão de instabilidade que afeta a maioria dos treinadores no país, independentemente dos resultados obtidos no passado.

RS – PORTO ALEGRE – 05/11/2024 – BRASILEIRO A 2024, INTERNACIONAL X CRICIUMA – Roger Machado tecnico do Internacional durante partida contra o Criciuma no estadio Beira-Rio pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Confira a pesquisa feita dos treinadores brasileiros

Com esse contexto, o portal “GE”, por meio do quadro “Gato Mestre”, divulgou um estudo que evidencia quantos técnicos ainda resistem à dança das cadeiras nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro Betano.

Segundo a pesquisa, entre os 60 clubes que disputam as três principais divisões nacionais, apenas 11 contam com treinadores que permanecem no cargo desde o ano passado. Roger Machado, que assumiu o Internacional após a saída de Eduardo Coudet em 2024, aparece nessa lista e ocupa a oitava posição no ranking de longevidade.

Na liderança isolada está Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde novembro de 2020. Ele é seguido por nomes como Jorge Castilho (Maringá), Rogério Ceni (Bahia) e Fernando Seabra (Red Bull Bragantino). A lista ainda inclui os técnicos: Rogério Corrêa, Ricardo Catalá, Hino Magalhães, Léo Condé, Gilmar Dal Pozzo, Filipe Luís e o próprio Roger Machado.